Agora vamos aprender a classificar os intervalos de 7ª (sétima).
Os intervalos de 7ª que tem 5,5 TONS de distância são classificados como MAIORES.
Consequentemente temos:
|--diminuto--| 7ª diminuta - 4,5 tons
|------menor------| 7ª menor - 5 tons
|--------maior--------| 7ª Maior - 5,5 tons
|--------aumentado--------| A 7ª aumentada não tem aplicação prática por ser enarmônica da 8ª, com 6 tons
Vamos para alguns exemplos:
DÓ - SI - 7ª Maior (5,5 tons)
DÓ - SIb - 7ª menor (5 tons)
DÓ# - SIb - 7ª diminuta (4,5 tons)
DÓ - SIbb - 7ª diminuta (4,5 tons)
Aqui apresentamos um conceito novo, onde podemos dobrar o acidente.
Temos notas com dobrado sustenido (##) ou dobrado bemol (bb). A aplicação prática é simples, uma nota SIbb é enarmônica da nota LÁ, mas em alguns casos o correto é utilizar o nome SI (por se tratar da sétima e não da sexta).
Como vimos em aulas anteriores temos que priorizar o primeiro nome do intervalo. Um intervalo entre DÓ e SI será sempre sétima, mesmo que seja um SIbb (SI dobrado bemol). Não podemos chamar dar o nome de LÁ para a nota, pois dessa forma o intervalo seria uma sexta. Veremos com mais detalhes esse assunto quando falarmos sobre formação de acordes.
Agora que sabemos classificar os intervalos de 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª já podemos fazer alguns exercícios.
Exercícios:
1 - Classifique os intervalos abaixo:
DÓ - SI -
SOL - FÁ -
SI - SOL -
RÉ - DÓ# -
FÁ - RÉ -
MI - DÓ -
MI - RÉ -
SI - LÁ -
DÓ# - RÉ -
MI - SOL -
RÉ - LÁ -
FÁ - SI -
SOL - MI -
LÁ - FÁ# -
SI - LÁ# -
FÁ# - MI -
RÉ - SOL -
SOL - LÁ -
MIb - SOL -
DÓ - SIb -
2 - Informe a nota pedida:
7ª Maior de RÉ -
6ª menor de SI -
6ª Maior de MI -
7ª diminuta de RÉ -
7ª Maior de SOL -
6ª menor de FÁ -
6ª Aumentada de DÓ -
7ª menor de RÉ -
7ª Maior de FÁ -
7ª menor de LÁ -
7ª Maior de MI -
6ª menor de SOL -
6ª menor de LÁ -
6ª Maior de DÓ -
7ª Maior de LÁ -
Correção:
1 - Classifique os intervalos abaixo:
DÓ - SI - 7ª Maior
SOL - FÁ - 7ª menor
SI - SOL - 6ª menor
RÉ - DÓ# - 7ª Maior
FÁ - RÉ - 6ª Maior
MI - DÓ - 6ª menor
MI - RÉ - 7ª menor
SI - LÁ - 7ª menor
DÓ# - RÉ - 2ª menor
MI - SOL - 3ª menor
RÉ - LÁ - 5ª justa
FÁ - SI - 4ª Aumentada
SOL - MI - 6ª Maior
LÁ - FÁ# - 6ª Maior
SI - LÁ# - 7ª Maior
FÁ# - MI - 7ª menor
RÉ - SOL - 4ª Justa
SOL - LÁ - 2ª Maior
MIb - SOL - 3ª Maior
DÓ - SIb - 7ª menor
2 - Informe a nota pedida:
7ª Maior de RÉ - DÓ#
6ª menor de SI - SOL
6ª Maior de MI - DÓ#
7ª diminuta de RÉ - DÓb (a nomenclatura correta é DÓb e não SI, mesmo que as notas sejam enarmônicas)
7ª Maior de SOL - FÁ#
6ª menor de FÁ - RÉb
6ª Aumentada de DÓ - LÁ#
7ª menor de RÉ - DÓ
7ª Maior de FÁ - MI
7ª menor de LÁ - SOL
7ª Maior de MI - RÉ#
6ª menor de SOL - MIb
6ª menor de LÁ - FÁ
6ª Maior de DÓ - LÁ
7ª Maior de LÁ - SOL#
DIEGO FERREIRA DA SILVA
Olá, qual seria o nome da nota correta para 6 diminuta de Db? Uma vez que não pode ser Ab, o que configuraria uma 5°, e nem Bbb, que configuraria uma 6° menor. Não sei o que fazer ????
Allan Sales
Olá, Diego.
Quando trabalhamos com intervalos e tonalidades incomuns temos que começar a usar nomeclaturas incomuns também.
A tonalidade de Db tem os seguintes acidentes: Bb, Eb, Ab, Db, Gb. O intervalo de 6ª diminuta é incomum, mas temos que manter a nomenclatura de Bb, portanto temos:
6ª Maior - Bb
6ª menor - Bbb
6ª diminuta - Bbbb
Abraço
Jorge
Não consigo enxergar o porquê dos intervalos Ré-Sol quarta justa e Fá-Si quarta aumentada. Agradecia a sua achega. Obrigado
Allan Sales
Olá, Jorge.
Obrigado por escrever.
A distâcia de Ré para Sol é de 2,5 tons, o que representa uma quarta justa.
A distância de Fá para Si é de 3 tons, o que representa uma quarta aumentada.
Caso contiue com dúvidas me avise.
Abraço
Muito boa a dica gostei
Gostei dimas bastante emportante abril minha ideia sabiaa
Allan Sales
Obrigado.
Fernando
Como se utilizam as sétimas maiores e menores no campo harmónico
Allan Sales
Olá Fernando. Obrigado por escrever. Quando estamos construindo o campo harmônico com tétrades (acordes com 4 notas) devemos acrescentar as sétimas. Continuamos com a regra de que só devemos utilizar notas da escala geradora do campo harmônico. Veja mais detalhes nessa aula: https://www.viamusical.com.br/cursos/harmonia/campos-harmonicos-maiores-tetrades Abraço Allan Sales - Via Musical
ademir pereira
Uma tétrade maior é formada por duas triades uma maior e outra menor ? Tipo C7+ = C E G B, onde CEG formam uma triade maior(C) e EGB formam uma triade menor (Em). É verdadeiro este anunciado? Se positivo qual a relação para C 7/9? ou Am6 ? agradeço sanar esta minha duvida...
Allan Sales
Olá Ademir. Obrigado por escrever. Essa forma de ver os acordes não ajuda muito na resolução dos problemas. Realmente, se analisarmos a tétrade de C, sem a fundamental, teremos um acorde de Em. Mas o melhor é pensar nota por nota, ou seja, um acorde de C7M tem que ter a sétima maior de Dó, que é Si. Se formos pensar em C7/9, basta colocar a 7 (menor) e a 9 de Dó. O acorde seria C, E, G, Bb, D. Abraço. Allan Sales - Via Musical
Sergio
MIb-SOL é 3a. maior ou menor. Penso que é menor, mas a resposta está maior. Estou certo ou errado.
Allan Sales
Olá Sérgio. O intervalo de MI pra SOL é uma terça menor, porque tem apenas 1,5 tom. Portanto, se trouxermos o MI mais pra trás, aumentaremos o intervalo. A distância entre Mib e SOL é de 2 tons, terça maior. Se continuar com dúvidas é só me escrever novamente. Abraço. Allan Sales - Via Musical
Gaspar Ronaldo Perins
Bom dia! Qual a sinalização para o intervalo de 7ª diminuta da tonalidade de Dób Maior e a 7ª diminuta no tom de Fáb Maior? Pois se trata de um intervalo maior que dobrado bemol (bb)? Isso na parte teórica, pois na pratica se trata da tonalidade de Si Maior e a de Mi Maior. Att.
Allan Sales
Olá Gaspar. Obrigado por escrever. Essa situação é realmente hipotética porque na prática não utilizaríamos a tonalidade em Cb ou Fb (como você mesmo afirmou em seu cometário). Se isso ocorresse teríamos que utilizar bemóis triplos indefinidamente. Se continuássemos nesse ciclo iríamos acrescentando bemóis duplos na armação de clave para chegar a novas tonalidades, como a tonalidade de Ebb ao invés de D (se nossa armação de clave tivesse o Ebb, o Abb e o Bbb, além de todos os outros bemóis). Abraço. Allan Sales - Via Musical
ezequiel lopes silva
Bom dia Allan Sales, você disponibiliza esse material em Pdf ?
Allan Sales
Bom dia Ezequiel. Obrigado por escrever. Nosso curso é todo baseado em vídeos, não temos o curso em PDF. Abraço. Allan Sales - Via Musical
JOSÉ MENDES DA SILVA
Como vc disponibiliza os intervalos nos exercícios, vc talvez poderia por o desenho do braço do violão.
Allan Sales
Olá José. Não existe um desenho fixo para a sétima maior. Esse intervalo pode ocorrer de diversas formas no violão e em qualquer outro instrumento. Vamos trabalhar com desenhos quando chegarmos nas aulas sobre escalas, onde temos uma tonalidade fixa. Abraço Allan Sales - Via Musical
JOSÉ MENDES DA SILVA
Allan boa noite. meu comentário: quando vc mostra no braço do violão exemplo de intervalos eu não consigo ver bem o posicionamento dos seus dedos. A imagem não é bem legível; isso atrapalha. Talvez se vc aproximasse mais o braço do violão na tela facilitasse um pouco mais. Eu gosto dos exemplos, mas tenho dificuldade de ver a posição indicada. Se for possível aproximar mais o braço do violão na tela eu vou te agradecer. Fico no aguardo.
Allan Sales
Olá José Mendes. Obrigado por escrever. Essa é uma aula téorica sobre o intervalo de sétima. O violão é utilizado apenas para exemplificar. Não é necessário reproduzir no violão o que faço no exemplo, o mais importante é que você entenda como classificar a sétima e as distâncias em tons de uma sétima maior e de uma sétima menor. Abraço