Agora que já sabemos fazer a primeira classificação dos intervalos, vamos aprender a classificação final, qualitativa.
Existem dois tipos de intervalos, que são:
1 - Aqueles classificados como Maiores ou menores:
2ª, 3ª, 6ª e 7ª
2 - Aqueles classificados como justos:
1ª, 4ª, 5ª e 8ª
Os intervalos classificados como Maiores ou menores seguem a seguinte lógica:
|--diminuto--|
|------menor------|
|--------maior--------|
|--------aumentado--------|
Os intervalos classificados como justos seguem a seguinte lógica:
|--diminuto--|
|-------justo-------|
|--------aumentado--------|
O primeiro intervalo que estudaremos será o de 1ª que, pelo que vimos acima, é classificado como JUSTO. Esse intervalo também é conhecido como UNÍSSONO, pois é uma repetição da mesma nota.
Se temos uma nota DÓ, indo para a mesma nota DÓ, não temos distância nenhuma, é exatamente o mesmo som, e isso é um UNÍSSONO. Esse intervalo é classificado como 1ª JUSTA.
Não temos como exemplificar a 1ª DIMINUTA, pois não tem aplicação prática, mas podemos ter uma 1ª AUMENTADA, que seria um intervalo entre DÓ e DÓ#, por exemplo.
Aproveito o exemplo anterior para explicar os gráficos acima. Cada degrau das "escadas" que fizemos representa meio tom de distância, ou seja, se determinado intervalo é JUSTO, basta aumentarmos meio tom na distância entre as notas para que ele se torne AUMENTADO, ou então, podemos reduzir meio tom para que o intervalo seja DIMINUTO. Isso vale também para os intervalos do outro tipo (Maiores ou menores). Se um intervalo é MAIOR e reduzimos meio tom, ele se torna menor, se tirarmos mais meio tom ele se torna diminuto. Agora, se o intervalo for MAIOR e aumentarmos meio tom, ele se torna AUMENTADO.
Fica bem mais simples com o exemplos:
DÓ DÓ
|-justo-| 1ª JUSTA (0 tom)
DÓ DÓ#
|---aumentado---| 1ª AUMENTADA (0,5 tom)
Para efeitos didáticos vale deixar registrado a regra:
O intervalo de 1ª que tem 0 tom de distância é JUSTO.
Aqui cabe uma explicação que vai valer para todos os outros intervalos.
Muito irão perguntar: Mas o DÓ# não é igual ao RÉb?
Nesse caso não.
O som é o mesmo, mas se o nome dado for RÉb o intervalo deixa de ser uma 1ª para se tornar uma 2ª. Isso é importantíssimo e é a maior causa dos erros de classificação. É preciso priorizar o nome da nota e, consequentemente a classificação quantitativa (aprendida na aula anterior). Se formos de QUALQUER DÓ (natural, # ou b) para QUALQUER RÉ(natural, # ou b) teremos um intervalo de 2ª.
Para complementar nossa aula de hoje vamos aprender a classificar os intervalos de 2ª.
Os intervalos de 2ª são classificados como MAIORES ou MENORES, a regra é essa:
Os intervalos de 2ª que tem 1 TOM de distância são classificados como MAIORES.
Consequentemente temos:
|--diminuto--| 2ª diminuta - 0 tom
|------menor------| 2ª menor - 0,5 tom
|--------maior--------| 2ª Maior - 1 tom
|--------aumentado--------| 2ª Aumentada - 1,5 tom
Vamos para alguns exemplos:
DÓ - RÉ - 2ª Maior (1 tom)
DÓ - RÉb - 2ª menor (0,5 tom)
DÓ# - RÉ - 2ª menor (0,5 tom)
DÓ - RÉ# - 2ª Aumentada (1,5 tom)
DÓ# - RÉb - 2ª diminuta (0 tom)
Esse último caso é interessante, as notas tem o mesmo som, são também UNÍSSONO, mas pelo nome recebido o intervalo não pode ser classificado como 1ª. Estaria errado. Em música isso é comum, notas com o mesmo som e com nomes diferentes, para isso damos o nome de ENARMONIA.
Agora que sabemos classificar os intervalos de 1ª e 2ª já podemos fazer alguns exercícios.
Exercícios:
1 - Classifique os intervalos abaixo:
RÉ - MI -
SOL - LÁ -
SI - DÓ -
RÉ - RÉ# -
SIb - DÓ -
LÁ# - SI -
MI - FÁ -
SOL - LÁ# -
DÓ# - RÉb -
MIb - FÁ# -
2 - Informe a nota pedida:
2ª Maior de DÓ -
1ª Justa de SI -
2ª menor de MI -
2ª Maior de SI -
2ª menor de SOL -
1ª Aumentada de FÁ -
2ª diminuta de RÉ# -
2ª Aumentada de SOL -
2ª menor de SI -
2ª Maior de MI -
Correção:
1 - Classifique os intervalos abaixo:
RÉ - MI - 2ª Maior
SOL - LÁ - 2ª Maior
SI - DÓ - 2ª menor
RÉ - RÉ# - 1ª Aumentada
SIb - DÓ - 2ª Maior
LÁ# - SI - 2ª menor
MI - FÁ - 2ª menor
SOL - LÁ# - 2ª Aumentada
DÓ# - RÉb - 2ª diminuta
MIb - FÁ# -2ª Aumentada
2 - Informe a nota pedida:
2ª Maior de DÓ - RÉ
1ª Justa de SI -SI
2ª menor de MI -FÁ
2ª Maior de SI -DÓ#
2ª menor de SOL -LÁb
1ª Aumentada de FÁ -FÁ#
2ª diminuta de RÉ# - MIb
2ª Aumentada de SOL -LÁ#
2ª menor de SI -DÓ
2ª Maior de MI -FÁ#
Carlos de Almeida
Por favor, Estou com uma dúvida: qual seria o intervalo de 2° diminuta descendente partindo do Si sustenido e como eu escreveria isso?
Allan Sales
Olá, Carlos.
Obrigado por escrever.
A segunda descendente de Si tem que ser Lá, portanto teríamos um Lá dobrado sustenido (que tem o mesmo som que o Si) como a 2ª diminuta descendente de Si.
Existe um símbolo específico para o dobrado sustenido, com um sinal parecido com um X.
Pesquise no google por dobrado sustenido símbolo que você encontrará facilmente.
Fico à disposição para esclarecer outras dúvidas.
Abraço
Daniel
E o intervalo si# - mi bemol dobrado? Quarta mais que super diminuta?
Allan Sales
Oi, Daniel.
Se buscarmos exemplos como esse chegaremos a situações que não tem aplicação prática.
No seu exemplo chegamos a uma 4ª que tem apenas 1 tom de distância entre as notas.
A nomenclatura nesses casos segue essa lógica (para o intervalo de 4ª):
2,5 tons - Justa 2 tons - Diminuta 1, 5 tons - Mais que diminua (ou super diminuta) - Já são bem raros 1 tom - (????) - Esse foi o que você citou, que seria meio tom menos extenso que a super diminuta. Não encontraremos explicações sobre esse tipo de intervalo na teoria musical, por que eles não são utilizados na prática.
Abraço
Ubiratam
Boa tarde!existe acorde de sétima justa?
Allan Sales
Olá, Ubiratam.
Muito obrigado por escrever.
O intervalo de 7ª é classificado em Maior ou menor. Não temos a classificação de "justa" para ele.
Abraço
S.CO
Ótimo artigo! Uma dúvida a nível de curiosidade: se eu colocar um dobrado sustenido nos intervalos, como classificar ? Por ex, uma terça de dó a mi com dobrado sustenido e uma quarta de dó a dá com dobrado sustenido. Como classificá-los se só vai até o aumentado? Pq para o dobrado bemol, numa terça por exemplo, conseguimos chama-lo de diminuto, certo?
Allan Sales
Olá.
Muito obrigado pelo comentário.
Na teoria musical temos as classificações "Mais que aumentado" e "Mais que diminuto" para classificar esse intervalos que extrapolam os limites anteriores.
Abraço
Viviane Gonçalves da Silva
Olá, gostaria de saber qual a distância entre duas notas no intervalo de 2° diminuta, e por que?
Allan Sales
Olá, Viviane.
Muito obrigado por escrever.
O intervalo de 2ª diminuta representa duas notas que tem o mesmo som, porém nomes diferentes.
Não há intervalo entre elas, o som é o mesmo.
Em música chamamos isso de Enarmonia.
É o caso, por exemplo, das notas C# e Db.
Abraço
ANTONIO AUGUSTO DE SOUZA
Olá professor! Em qual qualificação (menor, diminuto ou justa) os intervalos de 1a, 3a e 4a (em separados) não se classificam, e por quê?
Allan Sales
Olá, Antonio.
Obrigado por escrever.
1ª: Justa, Aumentada ou diminuta
3ª: Maior ou menor
4ª: Justa, Aumentada ou diminuta.
Abraço
Sara
Eu sei classificar os intervalos como Maiores, justos, menores, aumentados e diminutos, só q eu preciso da resposta até 00H, e se vcs pudessem me falar... FaM e Sib Do Lab Mib Re# Lab mi Reb Fa# Re# re Sol Lab Do Sol Do Sib Mi solb
Allan Sales
Olá, Sara.
Obrigado por escrever.
Não entendi sua pergunta, as notas ficaram todas em sequência.
Você poderia separar por vírgulas ou por traços?
A quebra de linha não aparece aqui no sistema pra mim.
Abraço
Allan Sales - Via Musical - Curso de Violão Online
Jamile
Muito bom, ameiii, muito obrigada,mais claro q isso não existe!
Allan Sales
Muito obrigado, Jamile!
Abraço
Allan Sales - Via Musical - Curso de Violão Online
Vinicius Bontempo de Lima Santos
Professor, tem como classificar do DÓ# pra RÉb?
Allan Sales
Olá, Vinicius.
Obrigado por escrever. Esse intervalo seria uma 2ª diminuta, é muito raro usarmos essa classificação.
Abraço
Allan Sales - Via Musical
Estava aqui a dar uma olhadela de como é que anda o mundo e as escolas de musica por este mundo. Só uma chamada de atenção, este intervalo não existe porque as notas apesar de terem nome diferente o som é o mesmo, enarmonicamente falando, são iguais e possuem as mesmas vibrações, dependendo do contexto poder-se-á dizer ou até sentir que têm umas comas de diferença entra elas, mas nada perceptível ao ouvido humano e portanto não formam intervalo sequer. Resumindo...não existem intervalos classificados entre notas enarmônicas. Fiquem bem.
Vinicius Bontempo de Lima Santos
Professor, do DÓ pro RÉ#, é maior ou menor?
Allan Sales
Olá, Vinicius.
Esse é um intervalo de 2ª Aumentada.
Abraço