Os intervalos compostos são aqueles que passam do limite de uma oitava, ou seja, quando repetimos a mesma nota só que em uma região mais aguda.
Se temos um intervalo entre uma nota DÓ e uma nota RÉ classificaremos como 2ª MAIOR, mas nesse caso estamos levando em consideração que a distância entre as duas notas é de 1 TOM, como demonstrado abaixo:
DÓ - (1 TOM) - RÉ
Mas se esse RÉ estiver bem mais distante teremos que mudar a classificação, como no exemplo abaixo:
DÓ - (ré - mi - fá - sol - lá - si - dó) - RÉ
No caso acima o intervalo não é mais de 2ª MAIOR, mas sim de 9ª MAIOR.
Todos os intervalos que passam de 8ª são classificados como COMPOSTOS, e os que estão dentro de uma 8ª são classificados como SIMPLES.
À partir daqui teremos que utilizar a escrita musical em pauta para poder dar os exemplos, pois escrever o nome da nota já não é suficiente para comunicar sua altura. Por exemplo DÓ - RÉ pode ser uma segunda ou uma nona, temos que ter as notas escritas na pauta para poder visualizar, como fizemos no exemplo abaixo:
Nessa primeira pauta temos um intervalo de 2ª MAIOR, com 1 TOM de distância entre as notas DÓ e RÉ.
Agora temos um intervalo de 9ª MAIOR, com a nota RÉ sendo tocada uma oitava acima em relação ao primeiro exemplo.
Quando usamos o termo "uma oitava acima" quer dizer que utilizamos a mesma nota só que mais aguda, depois de passar por todas as outras notas, por exemplo RÉ (mi - fá - sol - lá - si - dó) RÉ. Nesse caso o segundo RÉ está uma oitava acima em relação ao primeiro RÉ.
Se você ainda não está familiarizado com a escrita em pautas musicais faça nosso curso de teoria clicando aqui.
Podemos organizar os intervalos compostos da seguinte forma:
1ª corresponde à 8ª
2ª corresponde à 9ª
3ª corresponde à 10ª
4ª corresponde à 11ª
5ª corresponde à 12ª
6ª corresponde à 13ª
7ª corresponde à 14ª
Para a classificação dos intervalos compostos utilizamos as mesmas regras dos intervalos simples. O ideal é fazer todo o cálculo pensando no intervalo simples e depois utilizar o resultado no composto, por exemplo.
Nesse exemplo temos uma nota MI e uma nota FÁ. Podemos pensar no intervalo simples entre MI e FÁ, que é uma 2ª menor (com 1/2 TOM de distância). Se o intervalo simples seria uma 2ª menor podemos afirmar que o composto é uma 9ª menor, assim não precisaremos calcular a distância real entre as duas notas, que é bem maior nos intervalos compostos.
Na prática musical os intervalos compostos mais utilizados são: 9ª, 11ª e 13ª.
Por isso vamos exercitar principalmente esses casos.
Exercício
Classifique os intervalos compostos abaixo de acordo com o exemplo do primeiro compasso:
Resposta
Fabiano Moreira
Olá, professor. Gostaria de informar que as imagens na descrição da aula estão "quebradas".
Allan Sales
Olá, Fabiano. Muito obrigado por avisar, já fizemos a correção.
Abraço
Heber
Olá, boa tarde! Considerando a desigualdade dos intervalos simples e compostos no contexto harmônico, qual a diferença em adicionar um ré (2ª maior de dó) e um ré (9ªmaior de dó) em um acorde de C? Seria, respectivamente, executar CDEG e CEGD? E quanto a notação desses acordes, seriam C2 e Cadd9, respectivamente? Obrigado!
Allan Sales
Olá, Heber.
Obrigado por escrever.
O que se utiliza na prática é sempre a 9ª, pois a dissonância entre a fundamental e a 2ª não é aconselhável.
Quando utilizamos a 9ª podemos utilizar a fundamental tranquilamente e a 3ª também.
Abraço
Allan Sales - Via Musica - Curso de Violão Online
Carlos Henrique da Silva
Então dependendo a onde estarão escrita as notas no pentagrama nós podemos indentificar se e os intervalos são simples ou composto ?
Allan Sales
Olá Carlos.
Obrigado por escrever.
Os intervalos compostos são, necessariamente, maiores que uma oitava..
Abraço
Eduardo da silva crotti
A classificação dos intervalos compostos é não compostos , como são suas origens e suas determinadas ordens no pentagrama?
Allan Sales
Olá Eduardo.
Obrigado por escrever.
Em nosso curso de harmonia temos todas essas respostas.
Explicamos cada um dos intervalos e damos diversos exemplos de classificação.
Abraço
Fernando
Olá, boa noite! Um intervalo de 10° menor pode ser classificado como como uma 3° menor composta?
Allan Sales
Olá Fernando. Teoricamente sim, mas esse tipo de nomenclatura para uma 3ª não é utilizado na prática. Utilizamos sempre para 9ª, 11ª e 13ª. Abraço Allan Sales - Via Musical
Nirlene
Um intervalo de décima menor pode ser classificado como uma terceira menor composta?
Allan Sales
Olá Nirlene. Todo intervalo acima de uma oitava é chamado de composto. Utilizar o termo terça composta não é comum. O que mais ocorre normalmente é utilizarmos a nomenclatura dos compostos para os intervalos de 9ª, 11ª e 13ª. Que geram resultados bem diferentes de seus equivalentes simples (2ª, 4ª e 6ª respectivamente). Já para os outros intervalos, geralmente chamamos pelo nome do intervalo simples, pois o resultado harmônico é semelhante. Abraço Allan Sales - Via Musical
Aline
Olá! Queria saber os intervalos entre as notas em relação a seu número e sua qualidade : A)Do a Fã B) FA# a REb C) RE# a Mib D) Sol# a Sib
Allan Sales
Olá Aline. Obrigado por escrever. A) 4ª Justa. B) 6ª diminuta (não podemos chamar de 5ª justa, esse seria o nome se ao invés de Reb tivéssemos Dó#). C) 2ª diminuta (não podemos chamar de 1ª justa, pois para isso teria que ser o mesmo nome de nota) D) 3ª diminuta.
Enivaldo de Camargo Soares
Vocês possuem curso para Violoncelo?
Allan Sales
Olá Enivaldo. Não temos curso de Violoncelo. Assim que tivermos alguma novidade nesse sentido avisaremos a todos. Abraço. Allan Sales - Via Musical
Enivaldo de Camargo Soares
Gostaria de saber se é possível fazer os cursos via Online?
Allan Sales
Olá Enivaldo. Todos os nossos cursos são online. Os assinantes fazem os cursos pelos vídeos que ficam disponíveis no site. Fico à disposição para esclarecer outras dúvidas. Abraço. Allan Sales - Via Musical
Diego
Se eu toco um acorde em que uso um ré como tônica e acrescento um ré oitavado, esse acorde pode ser classificado, quanto ao intervalo, como simples por estar ainda dentro de uma oitava?
Allan Sales
Olá Diego. Obrigado por escrever. Os acordes não tem classificação como simples ou compostos, apenas os intervalos que o constituem. É comum termos uma repetição de oitava dentro de um acorde, e isso não acontece apenas com a tônica, pode ocorrer com outras notas. Essas repetições da mesma nota em oitavas diferentes não muda a função do acorde, e nem seu nome. O que podemos ter é uma sonoridade um pouco diferente. Quando estamos trabalhando com arranjos para violão, é imporante verificar esses detalhes para poder organizar melhor a condução das vozes de um acorde para outro. Abraço. Allan Sales - Via Musical