Escrito por Weslley Fernandes:
Yamaha CG 122 MS
Suas especificações são:
Laterais e fundo: Solid Engelmann Spruce
Tampo: Natowood
Braço: Natowood
Escala: Rosewood (Jacarandá)
Trastes: 19
Cores: Naturais
Tarraxas: Cromadas com madrepérola
Cordas: Nylon
Largura da pestana: 52mm
Os instrumentos da grande fábrica japonesa Yamaha quase dispensam apresentações. Marca renomada que produz de jet-skis a pianos, a Yamaha traz produtos que desde o modelo mais básico tem perceptível diferença ante os demais da concorrência. Seus violões mais simples se situam na faixa intermediária de preço. O modelo apresentado nesta análise, o CG 122 MS, é um instrumento muito bem acabado, sendo de fabricação chinesa. Sua série é a CG, que conta com vários modelos além do 122 MS. É um violão de acabamento fosco - ou Finish Matte, como apresenta o site da marca - que é para muitos um grande atrativo. Além da questão visual e estética, tal acabamento causa um leve benefício em termos de sonoridade para o instrumento, pois os acabamentos brilhosos feitos com verniz causam um leve encharcamento da madeira, o que diminui um pouco a sonoridade.
O mesmo modelo é apresentado em duas versões diferentes (com madeiras diferentes para o tampo), são elas Cedar (Cedro) de coloração um pouco mais para o laranja/avermelhado e o Spruce (Pinho) de cor mais clara, amarelada. Os violões com tampo em Cedro tem a sonoridade mais encorpada, com notas um pouco menos definidas, tendo uma vocação maior para acompanhamentos. Os violões com tampo em Pinho tem um som mais “pontudo”, com notas bem definidas, menos encorpado, tendo uma vocação maior para solos.
Ao tocar o violão notei as cordas um pouco duras e altas, devido principalmente à altura do rastilho e nut (pestana ou capotraste). Vale salientar que vários instrumentos, mesmo alguns de luthier, vem com tal regulagem propositalmente para que o músico, ao comprá-los, possa levar para regular e deixar da maneira que lhe seja mais confortável.
Foi possível notar que o violão tem uma bela projeção e soa firme, com definição. A afinação merece também destaque, pois se manteve com grande precisão enquanto o teste se realizava. O exemplar tinha tarraxas cromadas com belos ornamentos na parte de metal e pegadores em madrepérola. O violão não apresentou trastejamentos(1). Nas laterais da escala há bolinhas brancas como marcação. O braço estava confortável de pressionar, mesmo com as cordas estando como dito acima.
É possível dizer então que o modelo CG 122 MS da Yamaha é uma excelente opção para quem já se encontra em um nível um pouco mais avançado e em busca de um violão num preço intermediário ou ainda para aquele planeja investir em um instrumento com um pouco mais de qualidade para iniciar os estudos.
Legenda:
(1) - Dizemos que uma corda está trastejando quando ela encosta no traste e faz um barulho metálico e tremido, prejudicando a sonoridade. Violões com ação muito baixa são mais fáceis de tocar mas tem maior possibilidade de trastejamento.
renato
galera alguem poderia me informar o cordoamento do violao yamaha cg 122ms minha corda aberrentou.
Allan Sales
Olá Renato.
Muito obrigado por escrever.
Você pode comprar qualquer corda de Náilon.
O ideal é que troque todas as cordas para que a sonoridade fique equilibrada.
A tensão das cordas é uma opção sua, caso tenha dúvidas o melhor é comprar cordas de tensão média.
Abraço
Állano Magalhães
Pesquisando sobre violões na internet cheguei a esse Review, e após ler a avaliação do instrumento decidi comprar o Yamaha CG122MS. Posso afirmar que o instrumento é uma ótima aquisição. Entretanto, não fiquei com ele muito tempo. Acabei vendo para um amigo e comprei outro violão da mesma série, o CG192S que conta com tarraxas superiores e uma melhor configuração de madeiras na construção. Contudo, vale dizer que a diferença de sonoridade do CG122MS e o CG192S é sútil. Por outro lado, o acabamento entre os violões é perceptível, sendo o CG192S superior no visual, mas acredito que se você está interessado nesse violão Yamaha do Review será um feliz proprietário. Um último detalhe, a ação (altura) das cordas são um pouco altas em ambos os modelos, mas nada que comprometam os estudos. Acredito que com um encordoamento de tensão pesada, ou extra pesada te dê uma projeção do som ainda melhor. Em breve irei substituir o Nut original em plástico por um da graphtech. Espero ter contribuído de alguma forma.
Allan Sales
Olá Állano.
Agradeço imensamente pelo relato detalhado dos violões Yamaha CG122MS e CG192S.
Com certeza irá ajudar a muitos outros interessados.
Abraço
Allan Sales - Via Musical
Luciene
Boa noite! Toco violão faz 1 ano mais ou menos. Quero trocar meu violão que comprei quando iniciei. Tenho 1,53 de altura e mãos pequenas. Qual violão seria indicado para mim?
Allan Sales
Olá Luciene. Obrigado por escrever. O ideal seria você experimentar os violões antes de comprar. O Di Giorgio Bird´s Eye tem um braço bem fino que pode ajudar bastante se sua mão for muito pequena. Vale a pena experimentá-lo antes de comprar. Abraço. Allan Sales - Via Musical
Michel
Allan, parabéns pelo post. Comprei esse violão (CG122MS) e estou adorando. Você tem alguma sugestão de cordas para esse modelo de violão? Queria trocar as cordas originais que vieram com ele, mas não tenho muito conhecimento no assunto. São infinitas marcas, tensões, etc. Algumas soam bem com uns violões e com outros não. Sei que é uma opinião (muitas vezes) pessoal, mas queria um norte para escolha. Desde já agradeço. Abraços!
Allan Sales
Olá Michel. Parabéns pelo violão! Compre um jogo de cordas Daddario. Eu gosto da Pró Arte. Sobre a tensão, a sonoridade das cordas de tensão pesada é melhor, mas isso diminui um pouco o conforto para tocar. Abraço Allan Sales - Via Musical
Rafaela
Olá, estou querendo comprar um violão acústico nylon e pensei nos modelos da yamaha: o C80II e o CG122MS. Qual dos dois vc recomendaria? A faixa de preço de ambos estão entre R$ 900-1200. Fora esses dois modelos, vc indicaria algum outro que fosse nessa proposta que estou querendo (que fosse tão bom quanto esses)? Obrigada!
Allan Sales
Olá Rafaela. Obrigado por escrever. Entre os dois modelos citados o CG 122 MS seria, na minha opinião, uma melhor opção. A excelente projeção se dá decido ao tampo maciço. Abraço
Francisco
Decidi comprar o violão depois de encontrar este review. Não me arrependo da compra. Pra MPB é simplesmente perfeito, penso até em fazer gravações com ele. Agora é comprar um bom case para proteger o investimento. Abraço!
Allan Sales
Olá Francisco, Obrigado por compartilhar conosco suas impressões sobre o violão. Com certeza vai ajudar outros interessados. Parabéns pela compra. Abraço Allan Sales
Leandro
Eu tenho esse violão, e realmente gosto muito do som e de como tocar. Na época, eu queria substituir o meu Giannini Estudante, apesar do Giannini ter uma largura menor no braço, não me adaptei ao Giannini. Na verdade, eu não vi muitos sites de review, estava procurando um violão, e vi numa loja da Santa Ifigenia. Quando eu fiquei sabendo que era tampa maciça, eu comprei na hora. Acho que desde o momento que o segurei, eu senti que esse era para mim, mesmo fazendo uns acordes toscos na loja e mal afinado. Parabéns pelo trabalho.
Allan Sales
Olá Leandro, Muito obrigado por escrever aqui. Seu depoimento vai ajudar muito àqueles que estão a procura de um novo violão. Grande abraço Allan Sales
Boa noite ! qual violão da yamaha você indica para tocar em igreja ? que tenha um ótimo som, um aço e um nylon..
Allan Sales
Olá Rodrigo, Obrigado por escrever. Procure os modelos da linha CX ou CGX da Yamaha. Eles são captados e possuem boa sonoridade. Abraço Allan Sales
Odecy
Alan voce pode falar algo sobre o giannini start n14 eu comprei um e so melhorou depois que levei ao luthier, trastejava na primeira corda, ele trocou o encordamento regulou e ficou bom, som agradavel mas acho que meu filho ficara com ele e eu comprarei um giannini talent 1, segundo o que vi na net parece muito bom o que voce acha do tallent 1 e do giannini start?
Allan Sales
Olá, Obrigado por escrever. O violão Giannini start n14 é um violão mais básico, de baixo custo, porém com qualidade inferior. O outro modelo não é Giannini, mas sim Di Giorgio Talent 1. É um violão bem melhor, que pode ser classificado como intermediário. Seria uma ótima aquisição. Abraço Allan Sales
sebastiao mendonça
otima marca otima qualidade mas nao e para qualquer um poucos tem a condiçoes de compra-los umabraço
Allan Sales
Olá Sebastião, Obrigado por escrever. Esse violão está situado na faixa intermediária de preço do mercado, a Yamaha tem alguns modelos mais simples, mas realmente seus violões mais baratos já estão um nível acima dos outros do mercado (tanto no preço quanto na qualidade). Abraço Allan Sales
Nilton
Olá Allan, Parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de saber se você tem alguma análise feita sobre o modelo que você mais indica, no caso o Yamaha C-45. Obs: Se há, não consegui encontrá-la no site.
Allan Sales
Olá Nilton, Obrigado por escrever. Ainda não temos a análise desse modelo, vamos postar em breve. Abraço Allan Sales