Escrito por Weslley Fernandes:
Violão Eagle DH 69
Suas especificações são:
Laterais e fundo: Mahogany (Mogno)
Tampo: Spruce (Abeto ou Pinho)
Braço: Nato (Mogno Oriental)
Escala: Rosewood (Jacarandá)
Trastes: 19 em alpaca
Cores: Natural (NT); Black (BK)
Tarraxas: Douradas com madrepérola
Cordas: Nylon
A marca Eagle é uma das mais conhecidas do território brasileiro, contando com instrumentos de preços razoavelmente acessíveis e qualidade compatível com isso. A marca é do mesmo grupo das guitarras Golden.
O site da marca apresenta fotos bastante fiéis aos instrumentos que encontramos nas lojas, com um acabamento de bom nível e muito interessante aos olhos. Ainda no site da marca encontramos a informação de que o violão tem duas opções de acabamento, sendo em verniz brilhante ou acetinado (fosco).
Seu preço se situa no que poderíamos chamar de segunda faixa de preço do mercado, avançando um pouco em relação aos violões mais baratos. São instrumentos produzidos na China.
O modelo testado é o Eagle DH 69. Um ponto que chama a atenção logo de início é o visual apresentado, o instrumento vem em duas cores diferentes, Natural (NT) e Black (BK).
O violão se manteve razoavelmente bem afinado no momento do teste, com um par de tarraxas douradas que possui pegadores em madrepérola. Para a mão esquerda o violão pareceu confortável, não se fez necessário muito esforço para executar acordes e passagens durante o teste. O braço possui marcações laterais para orientação dos que precisarem, são bolinhas pretas sobre um bonito filete branco que passa nas laterais da escala.
O ponto negativo do teste foi o trastejamento(1) das três cordas agudas a partir da décima segunda casa, demonstrando uma leve desregulagem. Quanto a isso vale ressaltar que o violão possui tensor, que rapidamente resolve tal problema após uma simples regulagem. Vale apontar ainda que os trastes são bastante bem colocados e o resultado geral do braço do violão é bom.
A sua projeção está entre mediana e boa, resultado da tensão(2) e ação(3) das cordas, que estavam baixas e com tensão média. O som do violão é bastante agradável e equilibrado levando em conta seu preço.
Em conclusão, é possível dizer que este violão Eagle é uma opção interessante para aqueles que buscam um primeiro violão razoável, ou ainda para aqueles que já têm um violão mais básico e estão em busca de um segundo violão para evoluírem um pouco a partir da aquisição de instrumentos gradativamente melhores. O grande ponto de destaque é seu acabamento que faz dele um instrumento durável, sendo possivelmente um bom companheiro na evolução do estudante.
Legenda:
(1) - Dizemos que uma corda está trastejando quando ela encosta no traste e faz um barulho metálico e tremido, prejudicando a sonoridade. Violões com ação muito baixa são mais fáceis de tocar mas tem maior possibilidade de trastejamento.
(2) - Tensão é a força que estica as cordas. Quanto maior a tensão, maior a força que estica a corda e maior a firmeza. Um tensão muito alta deixa o violão mais "duro", porém dá mais precisão para o instrumentista.
(3) - Ação é o nome dado para a distância entre as cordas e o braço do violão. Quanto maior a distancia entre as cordas e o braço, maior a ação, e maior a dificuldade para tocar.
Lanna Rech
Este modelo foi o primeiro que comprei com meu salário. Isso foi em 1995! O meu modelo não posso tensor. Está perfeito! Quem o vê acha que foi comprado agora. Nunca tive problema com as escalas. Meu esposo é luthier e sempre observa e cuida dele pra mim. Tem um timbre muito agradável e os clássicos ficam gostoso ao ouvido. Não troco, não vendo, não empresto. Foi um achado de época! E lá se vai 26 anos!!!
Allan Sales
Olá, Lanna.
Muito obrigado por compartilhar sua experiência concosco!
Abraço
Allan Sales - Via Musical - Curso de Violão Online
Diracy
Qual é a largura do braço do violão, na altura após as tarrachas?
Allan Sales
Olá Diracy,
Obrigado por escrever.
Não temos essa informação específica no momento.
Abraço
Antunes
Olá. Gostaria d saber se o Eagle DH 69 vem com afinador.
Allan Sales
Olá Antunes.
Obrigado por escrever.
Esse violão não tem nenhum tipo de entrada para cabo ou afinador, é completamente acústico.
Abraço
Matheus Manoel
Olá bom dia/tarde/noite, gostaria de saber se essas tarraxas tem algum tipo de modelo específico, alem do que já foi anunciado aqui no site, é que meu violão - que é do mesmo modelo - tá com problemas na tarraxas e quero troca-las, porém não consigo achar as mesmas ou anúncios que contém a especificação pro modelo do DH69 se puder ajudar eu agradeço imensamente! e também quero parabenizar pelo ótimo trabalho. Muito obrigado.
Allan Sales
Olá Matheus. Obrigado por escrever. As tarraxas que você vai encontrar não são específicas para cada modelo de violão. São tarraxas genéricas. Geralmente elas se encaixam bem em qualquer violão, mas vale a pena levar seu violão na loja para conferir se o tamanho vai dar certo. Abraço Allan Sales - Via Musical
Jonas santos
Como eu posso fazer para regular o equalizador do meu Eagle dh69 nylon, pois quando ligo cá caixa amplificada ele fica zumbindo ou dando a (microfonia) brigado.
Allan Sales
Olá Jonas. Obrigado por escrever. Evite aproximar o violão da caixa de som ou do microfone. A microfonia pode ser em várias frequências (graves e agudas). No violão, o mais comum é a microfonia nos graves, nesses casos o ideal é baixar um pouco o ganho nas frequências de grave e médio. Abraço Allan Sales - Via Musical
Eduardo Vargas
Ótima análise. Pretendo comprar um Eagle Dh69, pois apresenta um bom custo benefício. Quero um violão para estudar música erudita e tocar música brasileira como samba e chorinho. Esse violão possui um bom volume e ganho nos graves? Agradeço desde já!
Allan Sales
Olá Eduardo. Obrigado por escrever. Esse é um violão intermediário. Vai ser muito útil para seu aprendizado, mas se estiver mesmo buscando sonoridade encorpada e timbre o ideal é partir para os modelos Yamaha ou Takamine. Abraço Allan Sales - Via Musical
Anderson
Posso colocar cordas de aco no viloa
Allan Sales
Olá Anderson. Se seu violão for um Eagle DH 69 não utilize cordas de aço. Ele foi construído para suportar apenas a tensão das cordas de náilon. Abraço Allan Sales - Via Musical
Misael Pereira
Olá! Estou prestes a comprar o Eagle EMA-663-NT e tenho receios. Poderiam me dar uma análise técnica do produto urgentemente, por favor? Ficaria muito grato!
Allan Sales
Olá Misael. Obrigado por escrever. Nunca toquei nesse violão, mas vi nas especificações que o tampo é de Cedro Maciço. Isso melhora muito a sonoridade e qualidade do violão. Ele tem as cordas de aço, para nosso curso sempre aconselhamos violões com cordas de náilon. Se você estiver procurando violões com cordas de aço mesmo, essa pode ser uma boa opção. Vale lembrar que nunca tive contato com o instrumento, estou apenas analisando o que li nas especificações do violão. Abraço Allan Sales - Via Musical
Adelson
Boa tarde,Allan. Estou a iniciar o curso de violão e preciso de um violão bom e barato qual você mim aconselha? Valeu!!!
Allan Sales
Olá Adelson. Temos alguns modelos que podem ser interessantes. O Giannini GN-15, ou o modelos dessa página, que é o Eagle DH-69. Abraço Allan Sales - Via Musical
adj
olá, também tenho um modelo desse , EAGLE dH- 69, tem como me passa o melhor modelo de cordas para ele. assim agradeço, aguardando reposta...
Allan Sales
Olá. Obrigado por escrever. Para esse violão temos que utilizar cordas de náilon. A tensão da corda depende de sua preferencia. Cordas mais tensas geram mais firmeza e sonoridade, mas também podem ser desconfortáveis. Cordas leves são mais maleáveis porém não oferecem tanta sonoridade e firmeza. Uma boa opção é o encordoamento com tensão média. Abraço Allan Sales - Via Musical