Escrito por Weslley Fernandes:
Apresento abaixo o violão Benson BVC – C090 - N ou Benson BVC – C090 - B.
Suas especificações são:
Lateral e fundo: Basswood
Tampo: Spruce
Braço: Natowood
Escala: Rosewood com marcação lateral
Trastes: 19
Cores: Natural(N) e Preto(B)
Tarrachas: Douradas com madre-pérola
Largura da pestana: 52 mm
Cordas: Nylon
Se trata sem dúvidas de um dos violões mais acessíveis que você poderá encontrar no mercado nacional. De fabricação chinesa, é trazido e distribuído para o Brasil pela ProShows.
Situado numa faixa de preço das mais baratas, é um instrumento bastante simples, indicado para quem quer começar a estudar sem gastar muito. Vale dizer que está muito longe de ser um violão de alto nível. Repito, se trata de um instrumento para quem pretende gastar pouco.
O violão tem o padrão do violão clássico, ou seja, um instrumento que não possui aquele corte lateral (cutway) para acesso as notas do fim do braço.
O modelo está disponível em duas cores diferentes, a diferença é somente de pintura, não alterando nada no restante. Há o de cor preta(B) e o natural(N). O exemplar que testei era o de cor natural no qual a lateral e o fundo são de coloração avermelhada. As cores são bonitas e o acabamento é razoável para o nível que o violão se propõe. Notei pequenas falhas de pintura, mas, nada de muito comprometedor, são detalhes que podem muito bem estar restritos apenas ao exemplar que testei.
O braço possui filetes com marcação nas laterais (as bolinhas) para saber em que casa estamos tocando. Achei um pouco “duro” de tocar, a ação(1) das cordas era alta e a tensão(2) era leve, o que compromete a sonoridade. Temos de levar em consideração que os instrumentos que encontramos nas lojas normalmente estão com as cordas que vem de fábrica e sem qualquer tipo de regulagem, o que se faz necessário para qualquer instrumento.
O violão testado não apresentou trastejamento(3). A respeito disso vale ressaltar que esse instrumento possui tensor, cuja função é alterar a posição do braço mais para frente ou para trás, alterando assim a tensão das cordas e influenciando bastante em relação ao conforto na hora de tocar.
O braço não é muito grosso, o que também é positivo no quesito conforto, pois quando um instrumento tem um braço grosso nossas mãos sofrem e cansam fazendo um esforço desnecessário.
Naturalmente, não é um violão de grande projeção sonora, muito embora tenha aguentado firme e sem trastejados quando o toquei com maior intensidade.
Portanto, se você está a procura de um instrumento de preço realmente acessível para começar seus estudos, o violão Benson BVC – C 090- N é provavelmente uma das principais alternativas.
Legenda:
(1) - Ação é o nome dado para a distância entre as cordas e o braço do violão. Quanto maior a distancia entre as cordas e o braço, maior a ação, e maior a dificuldade para tocar.
(2) - Tensão é a força que estica as cordas. Quanto maior a tensão, maior a força que estica a corda e maior a firmeza. Um tensão muito alta deixa o violão mais "duro", porém dá mais precisão para o instrumentista.
(3) - Dizemos que uma corda está trastejando quando ela encosta no traste e faz um barulho metálico e tremido, prejudicando a sonoridade. Violões com ação muito baixa são mais fáceis de tocar mas tem maior possibilidade de trastejamento.
Anônimo
Posso usar cordas de alta tensão nesse violão?
Allan Sales
Olá Lidiano. Obrigado por escrever. Sim, pode utilizar cordas de alta tensão desde que sejam de naílon. Abraço Allan Sales - Via Musical
Antonio Medeiros
Para quem realmente não quer gastar muito no inicio é uma boa pedida. A explicação como sempre muito boa. Obs: Abraço.
Allan Sales
Olá Antonio, Obrigado pelo comentário! Abraço Allan Sales
Amanda
Boa noite, Estou feliz por estar comecando hj a minha primeira aula. Comprei um violao e comecei a treinar. Estou ansiosa p aprender! Abçs
Allan Sales
Olá Amanda, Seja bem-vinda! Espero que nossas aulas de violão te ajudem bastante. Estou sempre à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Abraço Allan Sales
Carmelita Cristina de Paula Cavalcante
Olá, prof. Allan. Suas postagens são sempre excelentes! É muito bom conhecer sobre os violões. E assim, todos podem adquirir o seu de acordo com as necessidades do momento. Professor, você está contribuindo bastante conosco. Obrigada em nome de todos. Abraço Paula
Allan Sales
Obrigado Paula! Fico muito feliz com o carinho. Sempre que tiver alguma dúvida é só escrever. Abraço Allan Sales
Raimundo
Não sou conhecedor de violão, achei perfeita sua análise. Gostaria que fizesse um breve comentário sobre o hofman e o voga, eu tenho os dois de aço e nylon, respectivamente. Obrigado
Allan Sales
Muito obrigado por escrever. Logo postaremos mais análises no site. Com certeza os modelos citados serão contemplados. Damos prioridade para os violões com cordas de nylon. Abraço Allan Sales