Escrito por Weslley Fernandes:
Apresento abaixo o violão Giannini GNC-3 SPC
Lateral e fundo: Rosewood (Jacarandá)
Tampo: Spruce (Pinho)
Braço: Nato
Escala: Rosewood (Jacarandá) Com bolinhas brancas nas laterais.
Trastes: 19
Cores: Natural
Tarraxas: Douradas com madre-pérola
Cordas: Nylon
O Giannini GNC-3 SPC faz parte do que a Giannini batizou de Acoustik Series. Seguindo a linha dos antigos Sevilla, Cadiz e Asturias é um violão de nível um pouco melhor do que aqueles mais comuns presentes nas lojas. Não se trata de um violão da faixa mais barata do mercado, nem tão pouco da mais cara.
Considerei uma grata surpresa encontrar esse violão, que tem um acabamento muito bom e tem realmente uma cara de violão clássico de concerto. Não dá para dizer que é um violão clássico profissional como o site da marca apresenta, mas é um belo violão com o qual o estudante pode se desenvolver bastante em uma etapa inicial.
O instrumento é bastante leve e muito confortável de tocar. Seu tampo, laterais e fundo são feitos de boas madeiras, as quais são amplamente utilizadas nos violões clássicos "de verdade", como o pinho (spruce) e o jacarandá (rosewood). Vale esclarecer que existem diversos tipos de jacarandá e que o deste violão é o jacarandá indiano; e também que para um violão mais barato essas madeiras em questão estão num nível abaixo das utilizadas nos violões realmente profissionais.
O ponto alto do Giannini GNC-3 SPC é seu timbre. Por causa das madeiras utilizadas ele tem uma sonoridade mais consistente e encorpada, tendo um som "doce" e com boas possibilidades de dinâmica; muito embora não tenha um som muito potente para o que o violão aparenta.
As cordas eram de tensão(1) média e a ação(2) era baixa, o que lhe deixou bem "macio" de tocar. Seria possível colocar cordas de maior tensão e naturalmente obter um pouco mais de volume e resposta do violão. O instrumento não apresentou trastejamentos(3).
Suas tarraxas são um tanto simples diante do padrão do violão como um todo, o que se justifica pelo preço do instrumento, mas que mantém bem a afinação. Ele possui tensor(4), o que é útil caso se necessite regular o braço para se obter um pouco mais de conforto ao tocar.
Por se tratar de um violão que busca ser mais clássico, não tem pinturas com cores diferentes sendo, portanto, de cor natural. Tem marcações com bolinhas na parte de cima da escala.
Por fim, podemos dizer que se trata de um excelente violão para sua faixa de preço, feito com boas madeiras, com um bom acabamento, boa sonoridade, boa tocabilidade. Adequado tanto para os estudantes que pensam em tocar peças solo do repertório do violão clássico quanto para os que estudam violão popular.
Legenda:
(1) - Tensão é a força que estica as cordas. Quanto maior a tensão, maior a força que estica a corda e maior a firmeza. Um tensão muito alta deixa o violão mais "duro", porém dá mais precisão para o instrumentista.
(2) - Ação é o nome dado para a distância entre as cordas e o braço do violão. Quanto maior a distancia entre as cordas e o braço, maior a ação, e maior a dificuldade para tocar.
(3) - Dizemos que uma corda está trastejando quando ela encosta no traste e faz um barulho metálico e tremido, prejudicando a sonoridade. Violões com ação muito baixa são mais fáceis de tocar mas tem maior possibilidade de trastejamento.
(4) - O tensor é uma peça que fica no braço do violão e permite uma regulagem mais rápida do instrumento. Facilitando o aumento ou a diminuição da tensão das cordas.
Garibaldi da Silva Costa
Estou tentando comprar o Gnc 3 spc , mas não consigo entrar em contato com os revendedores , nem pelo chat , nem por telefone . Obs gostei do som dele e das madeiras usadas na fabricação . Abraços
Allan Sales
Olá Garibaldi.
Muito obrigado por escrever.
Esse violão realmente é excelente, você pode encontrá-lo em diversas lojas.
Não temos contato de revendedores, apenas fizemos uma análise do instrumento.
Abraço
Allan Sales - Via Musical
Obrigado , Allan . Muito bom teu texto sobre o violão . Vou continuar procurando . Na maioria dos sites dizem que esta indisponível e nas lojas só trazem violões de menor preço . algumas nem sabem que esse violão existe . Abraços guri
Allan Sales
Oi Garibaldi.
Muito obrigado pelo elogio!
Espero que consiga encontrar o violão.
Abraço
Adam Argolo
Sim, realmente o material é diferente. Mas o gnc-3 nao é laminado na faixa e fundo, ja o nw1 ele é laminado. Certo? Entre esses dois modelos, no geral, qual seria o de melhor qualidade? Mais uma vez obrigado... Grande abraço.
Allan Sales
Olá Adam.
Ambos tem tampo maciço com fundo e faixas laminados.
A diferença está nas madeiras utilizadas.
Eu optaria pelo GNC-3 pelo fato de ter o tampo em Spruce.
Abraço
Adam Argolo
Bom dia Estou realmente impressionado e grato com toda ajuda e conhecimento oferecido por vcs. Gostaria da ajuda em saber, entre esse modelo gnc-3 e o nw1 imbu ns, qual melhor.. Estou em dúvida qual comprar, pois o preço é bem próximo. Desde ja, agradeço.
Allan Sales
Olá Adam.
Obrigado por escrever.
A diferença principal está na madeira do tampo, que é Marupá no NW1 e Spruce no Gnc-3.
Em ambos os violões o tampo é maciço.
O tampo em Spruce é mais comum, o Marupá é um substituo nacional que tem bons resultados.
Abraço
Allan Sales - Via Musical
Francisco Nelson
O tempo dele é laminado?
Allan Sales
Olá Francisco. Esse violão tem tampo em Spruce Maciço. Não é laminado. Abraço. Allan Sales - Via Musical
Waldemar William
Ola, boa noite! Por favor, se possível me indique alguns bons violões na faixa de mil reais. Gostaria de um violão com ótima sonoridade, cor natural e estilo clássico. Dispenso sistema de captação. Além do Giannini GNC 3, eu andei pesquisando sobre o Camerata Concertista. Gostaria de opiniões sobre estes modelos ou indicações de outros modelos que teria um bom custo benefício dentro de um orçamento entre 1000 e 1500. Desde já agradeço, forte abraço!
Allan Sales
Olá Waldemar. Procure também pelos modelos Yamaha C-45 ou C-80. Os modelos Takamine também são excelentes. Abraço Allan Sales - Via Musical
Tales
Ola Allan, estou querendo adquirir esse violão em substituto ao meu velho yamaha C40, mas estou pensando num upgrade, colocar a pestana e rastilho em osso, trocar os trastes pelo americano Jescar FW43080-EVO (uma pessoa traz p/ mim). E possivelmente trocar as tarachas por uma melhorzinha. Fiquei em dúvida entre o GNC 3 sprunce e o GNC 1 cedar.
Allan Sales
Olá Tales, Obrigado por escrever. Os tampos em spruce, ou pinho, são mais tradicionais, a madeira vai ganhando porosidade ao longo dos anos e o som vai abrindo com o tempo. Por isso os violões antigos tem um som mais encorpado. A utilização do cedro é mais atual, e essa madeira tem uma abertura mais rápida, com o som mais encorpado. A diferença entre elas seria essa velocidade de abertura do som. Sendo que os violões de spruce teriam uma sonoridade mais clara, com mair distinção entre as notas, enquanto os violões em cedro teriam um som mais encorpado, com menos distinção entre as notas. Se o tampo for maciço, ambos tem uma sonoridade MUITO melhor do que qualquer violão com tampo laminado. Abraço. Allan Sales - Via Musical
israel oliveira guimaraes
Ola Allan, queria saber se o som deste violão é bom, pois comprei um simples da Voggal, e o som as vezes sai bastante tremulo. Queria saber se este é bom em questão sonora. E também estou em duvida, se este é melhor do que o Eagle DH 69, e quais são as diferenças entre os dois? Poderia me dar uma ajuda na escolha por favor?!. Obrigado desde já, estou adorando seu site.
Allan Sales
Olá Israel, Obrigado por escrever. O som pode estar tremido por conta de algum trastrejamento. Você pode melhorar isso levando seu violão para regular com algum luthier. O violão Eagle DH 69 também é uma boa opção para os estudos, com preço acessível e qualidade aceitável. Abraço Allan Sales
Allan Sales
Olá Larissa. Obrigado por escrever. Sempre que vamos evoluindo na técnica sentimos necessidade de ter um violão melhor. Esse ciclo é infinito. Esse violão pode te acompanhar por muito tempo, mas se você realmente se dedicar e evoluir bem, com certeza irá querer comprar um violão melhor. Mas sem arrependimentos, essa evolução é natural. Abraço Allan Sales
Sim, Mas este violão tem o som baixo quando não está plugado por ser eletro-acústico? Obrigada.
Roberto
Estou a procura de um violão, e me indicaram o Giannini GWNC3. Qual a diferença entre ele e esse? Qual vc que seria melhor negocio?
Allan Sales
Oi Roberto. Obrigado por escrever. São violões parecidos, mas o GNC-3 SPC tem um pouco mais de qualidade no acabamento e na sonoridade. Os dois são ótimos violões, se você estiver disposto a pagar um pouco mais vale a pena ficar com o GNC-3 SPC. Abraço Allan Sales
Larissa
Voce sabe em qual loja eu poderia compre esse modelo Giannini GNC-3 SPC? Pode ser site, que seja uma loja confiavel, conhecida.
Allan Sales
Olá Larissa, Não temos indicações de lojas. Esse é um excelente violão, mesmo para quem já toca. Seria uma ótima aquisição. Abraço Allan Sales