Captação para violão

Via Musical Via Musical

Aulas do nível

Optativas

0 vídeos

Para pessoas que constantemente tocam em palcos a escolha deve ser baseada principalmente na qualidade do som do violão ligado às caixas de som.

Uma das maiores dificuldades do violão acústico captado é a microfonia gerada entre o som da caixa acústica do violão e o das caixas de som. Violões com caixas menores (e consequentemente com menos som acústico) tem esse problema diminuído.

Alguns modelos tem o corpo mais fino e não tem boca, sendo criados especificamente para reduzir o problema da microfonia. Vejam na figura abaixo o violão Godin Multiac ACS-AS Slim que é um bom exemplo de instrumento projetado para palcos. Seu som acústico não é tão bom, mas o resultado da sonoridade quando ligado é excelente.


Foto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-649976019-violo-godin-multiac-nylon-acs-sa-slim-natural-c-bag-5651-_JM

Uma solução muito inteligente encontrada por algumas marcas foi fazer um violão sem corpo, apenas com o braço e as cordas.

Nesse caso o som acústico é zero, para treinar é preciso utilizar fones de ouvidos ligados ao violão. Em compensação, quando ligados, não há problemas com retornos ou microfonias.

A foto abaixo é do modelo Yamaha Silent SLG 110N.


Foto: http://img.photobucket.com/albums/v310/Billy_Yard/yamahasilent.jpg

Para violões que possuem um corpo, uma alternativa para diminuir a microfonia é a utilização de um tampão na boca do violão, isso diminui consideravelmente o problema.

Vejam na figura abaixo um exemplo do tampão da Tagima.


http://lista.mercadolivre.com.br/acessorios-violoes-outros/tampa-para-boca-de-violao

Já que o objetivo seria tocar com o violão plugado, precisamos estudar com mais calma as possibilidades de captação. Existem quatro principais possibilidades para a captação do som de um violão.

Captação pela boca



A primeira é a captação pela boca, com um captador magnético que capta a vibração das cordas. É a forma mais barata, de fácil instalação e remoção.

Nas figuras abaixo temos o exemplo de um captador magnético da marca Fishman.


http://www.harmonycentral.com/expert-reviews/fishman-blackstack-soundhole-pickup


http://www.harmonycentral.com/expert-reviews/fishman-blackstack-soundhole-pickup

A sonoridade não vai ser muito boa, pois o som não vai ser o que costumamos ouvir (gerado pelas madeiras do violão), mas sim o som puro da vibração das cordas. Vai ficar mais parecido com o som de uma guitarra. É mais indicado para utilização em violões com cordas de aço. Para violões com cordas de náilon a captação seria muito baixa, pois por ser magnético o captador não conseguiria identificar muito bem a vibração do náilon das cordas, principalmente das cordas agudas que não possuem revestimento.

Uma vantagem dessa forma de captação é o baixo custo e a pouca microfonia gerada. Seria o ideal para algumas ocasiões isoladas, como reuniões familiares com muitas pessoas, onde apenas o som acústico do instrumento não fosse alto o suficiente para ser ouvido.

Captador de contato



A segunda opção é um captador de contato, que vai captar o som do tampo do violão. A instalação também é muito simples, ele tem material adesivo que permite a rápida colagem, que deve ser próxima ao cavalete.


Foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Pickup_(music_technology)

A sonoridade será ótima, bastante fiel ao som do violão acústico. A desvantagem é a maior geração de retorno. Esse captador também pode servir como “captador de emergência” para violões acústicos, devido à facilidade de instalação e remoção. Para violões com cordas de náilon seria melhor utilizar o captador de contato do que o captador magnético.

Vale lembrar que as duas primeiras opções não são definitivas. Se o seu violão não for elétrico pode ser uma boa opção comprar um captador magnético de boca ou então um captador de contato e deixar guardado para alguma eventual necessidade.

Captação de rastilho



A terceira opção é a captação de rastilho, com uma peça que fica abaixo do rastilho e capta o som, enviando para as caixas. Essa é uma solução mais completa e definitiva para captar o som de seu violão.


Foto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-671008821-captador-rastilho-fishman-23mm-narrow-p-violo-6-cordas-_JM#redirectedFromParent

Podemos ter um sistema com uma única peça captando o som de todas as cordas, ou um sistema de captação individual por corda (que é mais interessante). Nesse segundo caso existe a possibilidade de termos uma captação ativa, com utilização de bateria 9 volts. A captação ativa vai permitir a equalização e o aumento do ganho. Esse tipo de captador é o mais comum hoje em dia, já vindo instalado nos violões.

Vejam o exemplo desse conjunto Fishman de captação pelo rastilho, com equalizador e afinador.


Foto: http://br.vazlon.com/captador-piezo-de-rastilho-fishman-acoustic-matrix-narrow

A captação de rastilho passiva (sem utilização de bateria) tem um custo menor, mas oferece um volume (que chamamos de ganho) muito menor.

Muitos violões vem hoje com o captador na lateral, onde podemos colocar a bateria, permitindo ao músico uma equalização previa do som antes de enviar o sinal para as caixas.

Há aqueles que preferem um violão apenas acústico, evitando o corte da lateral para a instalação do captador. Nesses casos, para não apelar para as soluções paliativas dos captadores de boca ou de contato (que não oferecem resultados expressivos), a solução seria a utilização de um microfone condensador direcional. Essa seria o quarto modo de captação possível.

Microfones condensadores



Os microfones condensadores são bem mais caros que os comuns, mas oferecem um resultado incrível com menos retorno (microfonia) que os microfones comuns, pois não captam todo o som do ambiente, apenas captam o som do local para onde estão direcionados.

Nesse caso poderíamos ter um violão sem captação alguma sendo utilizado em um palco, com boa sonoridade. Essa opção é a mais utilizada em estúdios, onde o músico não precisa ter muita mobilidade. Nos palcos funcionaria em apresentações mais intimistas, onde não há a necessidade de muita movimentação do músico e não temos um volume sonoro muito grande de outros instrumentos.

Nas figuras abaixo temos um microfone AKG condensador.



Foto: http://www.teclacenter.com.br/audio/pro-audio-live/microfone/akg-perception-170-microfone-de-voz-viol-o-e-bateria.html#especificacoes

Se você está procurando um violão para tocar em palcos, ou sempre ligado em caixas de som, analise as possibilidades acima e escolha a melhor forma de captar o som.

SA
SA

Jean

Excelente matéria. Uma pergunta: que marca e/ou tipo de adesivo é mais adequado para segurar no tampo de um instrumento um captador de contato Schaller? Alguma dica?

09/10/2020 às 06:26:07
SA

Allan Sales

Olá, Jean.
Muito obrigado por escrever.
A 3M tem boas soluções em fitas dupla face para essa função.
Abraço
Allan Sales - Via Musical - Curso de Violão Online

10/10/2020 às 08:59:13
SA

Luciano

Oi Allan , muito boa sua matéria ! Comprei um captador com quatro adesivos, é necessário tudo isso ? Como devo distribuilos dentro da caixa de ressonância? Agradeço se poder me orientar. Obrigado !

30/09/2019 às 09:51:40
SA

Allan Sales

Olá Luciano.
Obrigado por escrever.
Realmente são vários, coloque dois após o cavalete do violão, um mais pra cima e outro mais pra baixo.
Os outros dois você pode experimentar e ver os resultados que obtém em regiões diferentes do tampo.
Abraço

01/10/2019 às 11:47:31
SA

Daniel

Eu tenho um violão hofma com captação original hofma e ele pega bem só tem um problema que é com a mizona(6 corda), ela afina(afinador do captador do violão) com dificuldade, tem que bater com o dedo bem forte e quando ligo o violão no amplificador ela( só a corda mizona) também não pega, não sai o som, tenho que deixar o amplificador no máximo pra conseguir ouvir a sexta corda, enquanto as outras cordas pegam normal no ampli e afinador, sabe qual o problema?

29/09/2019 às 11:43:54
SA

Allan Sales

Olá Daniel.
Obrigado por escrever.
É preciso levar seu violão no luthier para que ele regule a captação.
O contato com a 6ª corda deve estar fraco, e isso prejudica a captação do som.
Abraço

30/09/2019 às 08:10:51
SA

Cleiton

O pagamento e na entrega

14/09/2019 às 08:54:14
SA

Allan Sales

Olá Cleiton.
Não entendi sua pergunta.
Você está perguntando sobre a assinatura do curso de violão?
Abraço

16/09/2019 às 07:54:25
SA

Marcelo

Sempre gostei de cordas de naylon. Sempre troco de violão quando noto meu aprimoramento. Hoje estou com um Giannini, feito à mão, da série Eletro-Acústica. Quero muito trocar de violão e do seu conselho. Claro que sempre sonhei com Yamaha e Takamine (apesar de serem marcas caras). Por acaso, você conhece algum local onde eu possa encontrar um desses modelos mais em conta ou até que receba meu atual violão, recebendo a volta? Desculpa a fuga do tema. De antemão, agradeço!

25/04/2019 às 07:11:57
SA

Allan Sales

Olá Marcelo.
Obrigado por escrever.
Acho difícil uma loja aceitar seu violão usado. Seria mais fácil vendê-lo antes e utilizar o dinheiro para comprar o novo.
Abraço.
Allan Sales - Via Musical

25/04/2019 às 10:08:05
SA

Diego Edison

Porque a captacao magnetica nao vai ser boa? Nando Reis usa O Nirvana usou no acustico o Noel usa. A piezo tem agudos demais e é dificil corrigir mesmo regulando. Vc ainda acha a piezo melhor que a magnetica ? E pq?

25/02/2019 às 09:58:28
SA

Allan Sales

Olá Diego. Para cordas de aço a magnética funciona melhor. Para náilon não responde bem. Abraço. Allan Sales - Via Musical

25/02/2019 às 10:09:43
SA

Obrigado pela resposta

25/02/2019 às 08:17:04
SA

ADRIANO RIBEIRO

Allan, estou pretendendo investir em um violão de nylon, pesquisei os das marcas GODIN e YAMAHA da série NTX. Compensa investir em um destes violões ou comprar um violão acústico e instalar um bom captador nele?

16/08/2018 às 10:46:50
SA

Allan Sales

Olá Adriano. Obrigado por escrever. O violão GODIN é excelente. Se seu objetivo é tocar com ele ligado, essa é uma das melhores opções. Compra um acústico para depois colocar a captação pode não ser a melhor opção, porque você fica dependendo da habilidade e do cuidado do luthier que vai executar o serviço. Colocando em risco a sonoridade do violão. Abraço Allan Sales - Via Musical

16/08/2018 às 10:50:47
SA

Gilberto G Mazeto

Tem muitas marcas de violão. Queria saber quais das marcas vem com o melhor captador de rastilho ou pelo menos os mais aprovados,pré instalado e com equalizador, afinador.etc . Violão eletroacustico com cordas de nylon. Atenciosamente.

14/07/2018 às 08:41:20
SA

Allan Sales

Olá Gilberto. Obrigado por escrever. Uma boa marca de captadores é a FISHMAN. Procure modelos que utilizem esses captadores para ficar tranquilo em relação a isso. Abraço. Allan Sales - Via Musical

16/07/2018 às 09:26:52
SA

José Felipe

Muito boa a matéria. Eu tenho uma duvida, eu tenho no meu violão um captador de rastilho, porém ele não está captando as cordas graves do meu violão. Eu queria saber se existe possibilidade de conectar um captador de contato no equalizador, para dessa forma eu consiga controlar os ganhos e cortar o som quando necessário. Desde já muito obrigado

08/06/2018 às 08:18:35
SA

Allan Sales

Olá José. Geralmente os captadores de rastilho tem um pre-equalizador. Os captadores de contado são ligados diretamente na saída. Você poderia pedir para algum técnico em eletrônica fazer a ligação do captador de contato no pre-amplificador de seu violão, seria uma tentativa. Eu encontrei um modelo que tem um controle de volume, veja nesse link: https://musicjungle.com.br/instrumentos/acessorios/captadores-acusticos/93305-captador-contato-duplo-passivo-c-volume-violao-aco-deval

08/06/2018 às 08:58:33
SA

Valdeiri

Tenho um violão baby Taylor qual captação seria melhor , compensa furar ele pra colocar um Jack rodana

02/05/2018 às 10:57:24
SA

Allan Sales

Olá Valdeiri. Obrigado por escrever. A captação de rastilho com um jack para o cabo pode ser uma boa opção sim. Se você quiser pode até incluir uma pre-equalização. Abraço. Allan Sales - Via Musical

03/05/2018 às 16:45:21
Ir para a próxima aula

Acordes

Conteúdos relacionados

Ver mais