Quando pensamos em começar o curso de violão a primeira dificuldade é conseguir um instrumento.
Mesmo tendo o dinheiro para a compra não sabemos qual modelo escolher. Escrevi, então, algumas dicas para esse momento tão importante, a compra do seu primeiro violão.
1 - Vá com calma.
Quando vamos comprar um violão na loja temos muitas opções. Violões elétricos (com captador), que podem ser ligados em caixas de som, violões com afinadores embutidos e muitas outras possibilidades.
Tudo isso encarece muito o preço do instrumento. Se você é um iniciante e está fazendo suas primeiras notas compre um violão básico, sem captadores ou afinadores embutidos.
É muito mais vantajoso comprar um afinador separadamente, o custo é mais baixo e você pode utilizá-lo em outros violões.
Quanto a captação, tenha calma. Aprenda primeiro a tocar para depois pensar em grandes apresentações. Quando estiver nesse nível você vai querer outro violão.
2 - Falsas oportunidades
Nunca compre instrumento de mostruário (aqueles que ficam expostos na loja). Exija sempre levar um novo, do estoque. Apesar dos descontos para esse tipo de compra, não costuma valer a pena.
Os instrumentos para iniciantes não tem uma madeira muito resistente, e a exposição constante em uma loja pode realmente danificá-lo. São dezenas ou centenas de pessoas que já tocaram, afinaram, bateram, testaram... realmente não é legal.
3 - Leve alguém que toque
É importante ter alguém que saiba tocar para testar o instrumento, verificando se ele afina bem ou se está empenado.
4 - Toque você
Por mais que você só saiba fazer poucos acordes, toque no violão e veja se acha confortável. Se não souber fazer nada ainda tudo bem, nesse caso vai ter que confiar na opinião de seu colega ou do vendedor.
Um dado técnico que pode ajudar a determinar se o violão é confortável ou não é a distância entre a 6ª corda (na 12ª casa) e o braço do violão, que deve ser entre 4mm e 6mm (quando afinado). Se a distância for maior que 6mm o violão pode estar empenado, ou então ele é muito pesado e terá que ser ajustado posteriormente.
5 - Cordas
Eu prefiro violões com cordas de náilon, tenho um artigo completo sobre assunto, vejam o link a seguir:
http://www.allansales.com.br/cordas-de-aco-x-cordas-de-nailon/
6 - Marcas e modelos
Cada fabricante tem seus detalhes. Uns tem o braço arredondado, outros tem o braço mas achatado e largo e etc. Tudo isso vai do gosto do comprador. Como um iniciante ainda não tem uma opinião formada sobre o que prefere, verifique principalmente o tamanho de sua mão:
a - Mãos muito grandes e dedos grossos podem ter dificuldade com violões de braço muito pequeno e de cordas muito próximas.
b - Para mãos pequenas o ideal é um violão com braço mais estreito, pois o estudante pode ter dificuldade em executar alguns acordes em braços muito largos.
c - Crianças até 6 ou 7 anos devem tocar em violões infantis, depois disso já podem partir para violões normais.
7 - Tamanho da caixa acústica
Recomendo aos iniciantes que comprem violões normais, com a caixa grande.
8 - Corte no corpo na 12ª casa
Geralmente os violões com cordas de aço vem com o corte no corpo na altura da 12ª casa, eu particularmente prefiro violões com o corpo sem o corte.
9 - Acessórios
Compre também:
a - um afinador eletrônico avulso
b - um jogo de cordas tensão média
c - um suporte de chão para seu violão
d - um suporte para partituras
e - uma capa para seu violão
Fernando Cavalcante
informações muito importantes principalmente pra quem não entende nada de violão como eu.
Allan Sales
Olá, Fernando.
Que bom que você achou esse artigo interessante.
Sempre que tiver alguma dúvida é só escrever por aqui.
Abraço
Luiz Carlos Tertuliano de Gois
Essas dicas estão sendo muito importante para mim pois ainda irei comprar meu violão. Não sei tocar nada mais tenho o sonho de ser compositor. Conheci o trabalho do professor através do curso aprendendo a tocar sucessos do Mastruz com Leite. Um grande abraço do seu mais novo aluno.
Allan Sales
Olá, Luiz.
Muito obrigado pelo comentário!
Fico feliz em saber que você está gostando das dicas.
Espero que nosso curso te ajude bastante.
Abraço
Allan Sales - Via Musical
Walter do Prado
Walter Prado Tenho dois violões um Tagima e um Gianinni série estudo, ambos com cordas de Nylon, uso os dois mais o Tagima, a pergunta é são bons.
Allan Sales
Olá, Walter.
Obrigado por escrever.
Sim, as duas marcas são renomadas e tem violões de qualidade.
Você não citou o modelo do seu Tagima em seu comentário. Dependendo do modelo a qualidade muda bastante.
Abraço
Phil
Olá Allan, comprei meu primeiro violão uns anos atrás, um austin clássico, mas agora estou achando ele pequeno para mim , será que um folk iria me atender melhor?
Allan Sales
Olá Phil.
Obrigado por escrever.
Se estiver procurando por violões com cordas de náilon, uma boa dica é o Yamaha -C-45.
Abraço
Miriam Neves
Nunca toquei, mais vou me presentear com com um violão e iniciar o aprendizado. Tenho mãos pequenas, dedos curtinhos e gordos. Gostaria de saber a sua opinião sobre esse violão para o início: Violão Acústico Madrid MD100 Cordas de Nylon Natural.
Allan Sales
Olá Miriam
Obrigado por escrever.
Esse é um violão na faixa mais barata de preço do mercado, você poderá começar seu aprendizado com ele.
Se quiser comprar um instrumento que te acompanhe por mais tempo e que não sejam tão caros dê uma olhada nas marcas Giannini e Di Giorgio.
Abraço
vitor
olá Allan. Toco violão há uns 12 anos. Nesse momento estou me preparando pra investir em um instrumento mais top. Toco em Gianinni da época que aprendi. É um violão que foi revitalizado por luthier. Mas ainda mantém certo som acanhado. estou muito na dúvida dos seguintes modelos: rozini rx 230 tagima cf700. Caso você tenha outras indicações agradeço bastante. oque você acha?
Allan Sales
Olá Vitor.
Obrigado por escrever.
Não deixe de ver as opções dos violões Yamaha e Takamine.
Abraço
Ieda
Passando do nylon pro aço. Preciso timbre mais "brilhante" para pop rock . No meu orçamento, apenas Tagima. Dúvidas entre os modelos, Dallas , Memphis, Kansas, flat. Preciso de uma caixa acústica pequena, pois meu braço dói. O Montana já descartei. Grata.
Allan Sales
Olá Ieda.
Obrigado por escrever.
Não tenho indicações no momento para um violão aço com caixa pequena.
Vou deixar o comentário aqui para que algum colega possa colaborar com sua dúvida.
Abraço
Giovanna
Bom dia, gostaria de saber sua opinião sobre esse violão, usado, mas bem conservado, por R$ 300,00, pretendo comprar para meu namorado, mas não entendo, ele já toca, mas nada profissional. Violão Benson elétrico Cordas: nylon; Tampo: Spruce; Corpo: fundo e laterais em Natwood; Escala: Rosewood; Braço: Natwood; Cavalete: Rosewood; Captação: Piezo com pré-ampli artec TEQ-4 ativo com 4 bandas de equalização; Afinador digital; Saída Balanceada (XLR) e Saída Line (P10) Obrigada
Allan Sales
Olá Giovanna.
O violão que você citou é intermediário, pode ser um bom instrumento para praticar.
Abraço
Isaias
Ganhei um memphis md 25 ainda não chegou, vc ka tocou ou conhece este modelo. Gostaria de saber como deixá-lo melhor. Baixar as cordas esse tipo de informação. Ah se ele é macio tem bom som. Não toco estou aprendendo
Allan Sales
Olá Isaias.
Obrigado por escrever.
O melhor a fazer é levar o violão para um luhtier regular.
Fizemos um análise de outro modelo Memphis, clique aqui para ver.
Abrçao
José Antonio do Nascimento
Ola professor,eu tenho um yamaha C45 e deixo em suporte de parede,é bom deixar?
Allan Sales
Olá José Antonio.
Pode deixar sim no suporte de parede sim, sem problemas.
Abraço
Allan Sales - Via Musical