Olá amigos,
Esse é um dos primeiros assuntos abordados no início das aulas de violão. Vamos explicar com se "decifrar" uma cifra.
Quando lemos uma música cifrada temos a letra e um código acima, que representa qual acorde deve ser feito no momento em que se canta determinado trecho da música, por exemplo:
A
Adeus ano velho, feliz ano novo
E
Que tudo se realize no ano que vai nascer
Nesse caso devemos fazer o acorde A em "adeus" e mantê-lo até "nascer" onde trocaríamos por E.
O código das cifras funciona assim:
C = DÓ
D = RÉ
E = MI
F = FÁ
G = SOL
A = LÁ
B = SI
A cifra é utilizada para denominar acordes, e não notas. Um acorde é um conjunto de notas (vamos falar sobre esse assunto em um artigo posterior).
Existem algumas regras de escrita que devem ser seguidas.
1 - Quando escrevemos apenas a letra, como por exemplo "A", está subentendido que o acorde é Maior. Portanto "A = Lá Maior". Não é correto escrever o "M" maiúsculo para denominar o acorde maior, deve-se escrever apenas a letra do acorde mesmo.
2 - Se quisermos que o acorde seja menor temos que escrever um "m" minúsculo após a letra. De acordo com essa regra temos: "Am = Lá menor".
3 - Os números determinam notas adicionadas ao acorde fundamental. Estudaremos melhor esse assunto quando falarmos sobre "intervalos e formação de acordes". Mas fica aqui a dica inicial de que "A7 = Lá Maior com sétima" ou "Lá com sétima", ou seja, um acorde de Lá Maior com a sétima nota da escala adicionada.
A regra anterior continua valendo. Para termos um "Lá menor com sétima" temos que escrever o "m" minúsculo: "Am7".
4 - Os sinais de # (sustenido) e b (bemol) indicam que o acorde está mais agudo (#) ou mais grave (b) que o original. Por exemplo: F# (Fá sustenido Maior) significa um acorde de Fá meio-tom mais agudo (falaremos mais sobre esse assunto na aula sobre "Tom e semi-tom").
As outras regras continuam valendo, por exemplo: F#m7 - Fá sutenido menor com sétima.
É natural não entender perfeitamente todos os assuntos abordados aqui nesse tópico, vamos aprofundar os estudos em artigos posteriores.
O importante agora é memorizar o código básico e as regras de escrita para acordes Maiores e menores.
Em nosso dicionário de acordes sempre colocamos o nome completo do acorde, veja o link:
https://www.viamusical.com.br/cursos/dicionario-de-acordes
Abraço
Allan Sales
Esse é um dos primeiros assuntos abordados no início das aulas de violão. Vamos explicar com se "decifrar" uma cifra.
Quando lemos uma música cifrada temos a letra e um código acima, que representa qual acorde deve ser feito no momento em que se canta determinado trecho da música, por exemplo:
A
Adeus ano velho, feliz ano novo
E
Que tudo se realize no ano que vai nascer
Nesse caso devemos fazer o acorde A em "adeus" e mantê-lo até "nascer" onde trocaríamos por E.
O código das cifras funciona assim:
C = DÓ
D = RÉ
E = MI
F = FÁ
G = SOL
A = LÁ
B = SI
A cifra é utilizada para denominar acordes, e não notas. Um acorde é um conjunto de notas (vamos falar sobre esse assunto em um artigo posterior).
Existem algumas regras de escrita que devem ser seguidas.
1 - Quando escrevemos apenas a letra, como por exemplo "A", está subentendido que o acorde é Maior. Portanto "A = Lá Maior". Não é correto escrever o "M" maiúsculo para denominar o acorde maior, deve-se escrever apenas a letra do acorde mesmo.
2 - Se quisermos que o acorde seja menor temos que escrever um "m" minúsculo após a letra. De acordo com essa regra temos: "Am = Lá menor".
3 - Os números determinam notas adicionadas ao acorde fundamental. Estudaremos melhor esse assunto quando falarmos sobre "intervalos e formação de acordes". Mas fica aqui a dica inicial de que "A7 = Lá Maior com sétima" ou "Lá com sétima", ou seja, um acorde de Lá Maior com a sétima nota da escala adicionada.
A regra anterior continua valendo. Para termos um "Lá menor com sétima" temos que escrever o "m" minúsculo: "Am7".
4 - Os sinais de # (sustenido) e b (bemol) indicam que o acorde está mais agudo (#) ou mais grave (b) que o original. Por exemplo: F# (Fá sustenido Maior) significa um acorde de Fá meio-tom mais agudo (falaremos mais sobre esse assunto na aula sobre "Tom e semi-tom").
As outras regras continuam valendo, por exemplo: F#m7 - Fá sutenido menor com sétima.
É natural não entender perfeitamente todos os assuntos abordados aqui nesse tópico, vamos aprofundar os estudos em artigos posteriores.
O importante agora é memorizar o código básico e as regras de escrita para acordes Maiores e menores.
Em nosso dicionário de acordes sempre colocamos o nome completo do acorde, veja o link:
https://www.viamusical.com.br/cursos/dicionario-de-acordes
Abraço
Allan Sales