Nessa aula iremos aprender como utilizar a substituição do V pelo IVm. Essa substituição é muito comum e será de muita utilidade prática.
Mauro de Oliveira
Boa tarde Prof. Allan.
Quero parabeniza-lo pela excelente explicação dos modulos harmonia I e II, sai um pouco da sequencia do curso porque já tinha visto um pouco do assunto em um outro canal e adorei a sua maneira didatica de explicação
Olá, Mauro.
Muito obrigado pelo comentário!
Que bom que você gostou da explicação, sempre que tiver alguma dúvida é só me escrever.
Abraço
Allan Sales - Via Musical
03/08/2020 às 08:37:13
Fabiano Guedes
OLá, professor, tava acompanhando algumas progressões afim de compor, mas vejo q o sr. usa mais notas simples...por exepl. essa musica Flor de Lis, na verdade as notas usadas por Djavan são mais sofisticadas, o que me deixa na dúvida de como usar notas mais elaboradas... (sou iniciante, desculpe qualquer gafe proveniente de minha ignorância) C7M(9) Fm6
C7M(9) Fm6
Abs
Olá Fabiano.
Muito obrigado por escrever.
Sua pergunta é excelente.
Toda música, por mais complexa que pareça, tem uma base simples.
É essa base simples que temos que entender para podermos ter liberdade de alterar os acordes, se quisermos.
Quando Djavam faz um C7M(9) você precisa entender que esse acorde é a tônica do campo harmônico (ou seja, um C). E se ele utilizar um C7/13, C7/9 ou C7/4 ele está fazendo o V do IV (ou seja, um C7), preparando para o F, que pode ser F7M ou outros.
Dê uma olhada nas aulas sobre campos harmônicos com tétrades para entender melhor como utilizar a 7ª.
Sobre o acréscimo da 9ª, 11ª e 13ª faremos aulas em breve, mas elas entram como adereços e a função principal do acorde já está definida com a tríade fundamental.
Abraço
Allan Sales - Via Musical
04/05/2019 às 14:33:35
celeste Alves
Boa noite Allan,
Gostei muito dos cursos, infelizmente não disponho de tempo para me dedicar. Aprendi bastante.
Obrigada pela atenção.
Olá Celeste.
Obrigado pela mensagem!
Espero que possa voltar em breve.
Abraço.
Allan Sales - Via Musical
19/05/2018 às 10:35:40
Igor
Oi,tudo bom acompanhei o seu canal algumas vezes mas não entendi porém voltei e gostei das aulas e que eu queria tirar dúvidas sobre a harmonia já que eu não possuo uma capacidade de gravar sons tão boa como faço para memorizar os sons se são dominante sub dominante por aí
Olá Igor.
Comece com músicas simples, como as primeiras músicas do curso de Violão Popular.
Com apenas 2 acordes fica mais simples identificar a Tônica e a Dominante.
Com o tempo você pode ir acrescentando outras funções para memorização.
Abraço.
Allan Sales - Via Musical
Mauro de Oliveira
Boa tarde Prof. Allan. Quero parabeniza-lo pela excelente explicação dos modulos harmonia I e II, sai um pouco da sequencia do curso porque já tinha visto um pouco do assunto em um outro canal e adorei a sua maneira didatica de explicação
Allan Sales
Olá, Mauro.
Muito obrigado pelo comentário!
Que bom que você gostou da explicação, sempre que tiver alguma dúvida é só me escrever.
Abraço
Allan Sales - Via Musical
Fabiano Guedes
OLá, professor, tava acompanhando algumas progressões afim de compor, mas vejo q o sr. usa mais notas simples...por exepl. essa musica Flor de Lis, na verdade as notas usadas por Djavan são mais sofisticadas, o que me deixa na dúvida de como usar notas mais elaboradas... (sou iniciante, desculpe qualquer gafe proveniente de minha ignorância) C7M(9) Fm6 C7M(9) Fm6 Abs
Allan Sales
Olá Fabiano.
Muito obrigado por escrever.
Sua pergunta é excelente.
Toda música, por mais complexa que pareça, tem uma base simples.
É essa base simples que temos que entender para podermos ter liberdade de alterar os acordes, se quisermos.
Quando Djavam faz um C7M(9) você precisa entender que esse acorde é a tônica do campo harmônico (ou seja, um C). E se ele utilizar um C7/13, C7/9 ou C7/4 ele está fazendo o V do IV (ou seja, um C7), preparando para o F, que pode ser F7M ou outros.
Dê uma olhada nas aulas sobre campos harmônicos com tétrades para entender melhor como utilizar a 7ª.
Sobre o acréscimo da 9ª, 11ª e 13ª faremos aulas em breve, mas elas entram como adereços e a função principal do acorde já está definida com a tríade fundamental.
Abraço
Allan Sales - Via Musical
celeste Alves
Boa noite Allan, Gostei muito dos cursos, infelizmente não disponho de tempo para me dedicar. Aprendi bastante. Obrigada pela atenção.
Allan Sales
Olá Celeste. Obrigado pela mensagem! Espero que possa voltar em breve. Abraço. Allan Sales - Via Musical
Igor
Oi,tudo bom acompanhei o seu canal algumas vezes mas não entendi porém voltei e gostei das aulas e que eu queria tirar dúvidas sobre a harmonia já que eu não possuo uma capacidade de gravar sons tão boa como faço para memorizar os sons se são dominante sub dominante por aí
Allan Sales
Olá Igor. Comece com músicas simples, como as primeiras músicas do curso de Violão Popular. Com apenas 2 acordes fica mais simples identificar a Tônica e a Dominante. Com o tempo você pode ir acrescentando outras funções para memorização. Abraço. Allan Sales - Via Musical