professor, uma dúvida. no campo harmônico de F, o acorde dominante é o Dó mas como é igual a tônica do campo harmônico de Dó, eu faço um dó com sétima para essa "preparação" ? desde já, grato!
Olá Silvio.
Sua pergunta é ótima.
Para o V de todo campo harmônico maior sempre podemos utilizar a 7ª menor, pois esse seria o acorde formado se utilizássemos 4 notas (veja a aula sobre campos harmônicos-tétrades).
Se estamos em C e queremos fazer uma preparação para o F (IV), é melhor utilizar o C7, pois se utilizarmos o C não teríamos diferença alguma em relação ao I da tonalidade. Mas isso ainda é uma opção. O C (mesmo sem a 7ª) já é uma preparação para F.
Espero que tenha ficado claro.
Se ainda tiver alguma dúvida é só escrever novamente.
Abraço
Entendi, Professor. Muito obrigado pela atenção! Este curso de funções e progressões harmônicas é extremamente diferenciado. Já tinha visto funções tonais mas não tinha visto uma explicação rica e didática como a do senhor. Inclusive, consegui compor uma música utilizando as 4 primeiras aulas. Muito obrigado!
Oi Silvio.
Parabéns pela composição!
Fico muito feliz em saber que você está conseguindo evoluir bem com o curso.
Sempre que tiver alguma dúvida é só me escrever.
Abraço
28/07/2019 às 13:20:06
Luiz Gustavo Veiga
Posso deduzir, então, que a dominante secundária é o grau V à partir do próximo acorde, considerando a sequência C - F descrita no vídeo? Caso fosse E - A, o acorde IV/V seria E7?
Olá Luiz.
Sim, a dominante secundário é o V acorde posterior.
Escrevemos ao contrário, não é IV/V, mas sim V/IV (lê-se "cinco do quatro").
Se estivermos na tonalidade de Mi Maior (E) e quisermos preparar o quarto grau (A) temos que utilizar o E7 que é a dominante de A.
Abraço.
Allan Sales - Via Musical
22/02/2019 às 07:35:52
celeste Alves
Bom dia Allan,
Realmente agora fiquei entusiasmada com estas aulas de harmonia. Muito boas.
Legal Celeste,
Que bom que você gostou!
Abraço
Allan Sales - Via Musical
01/09/2017 às 11:04:46
Ademildo
Meu nobre professor Allan Sales, tudo agora clareou para mim. Agora sim entendi as nuances de um desencadeamento numa determinada música. Entendi que no final as famílias harmônicas se compartilham para se harmonizarem.
Olá Ademildo.
Que bom que está começando a entender!
Fico muito feliz com isso.
Ainda teremos muitas evoluções nesses desenvolvimentos harmônicos.
Em breve postaremos mais aulas.
Abraço.
Allan Sales - Via Musical
04/06/2017 às 08:53:01
Laércio Garcia
De fato fica bastante importante CAMPO HARMONICO DOMINANTE. Obrigado
28/05/2017 às 06:10:57
moises
muito boa essa aula.
obrigado pela explicação.
contribuiu muito pra mim.
Silvio Matheus Azevedo Rocha
professor, uma dúvida. no campo harmônico de F, o acorde dominante é o Dó mas como é igual a tônica do campo harmônico de Dó, eu faço um dó com sétima para essa "preparação" ? desde já, grato!
Allan Sales
Olá Silvio.
Sua pergunta é ótima.
Para o V de todo campo harmônico maior sempre podemos utilizar a 7ª menor, pois esse seria o acorde formado se utilizássemos 4 notas (veja a aula sobre campos harmônicos-tétrades).
Se estamos em C e queremos fazer uma preparação para o F (IV), é melhor utilizar o C7, pois se utilizarmos o C não teríamos diferença alguma em relação ao I da tonalidade. Mas isso ainda é uma opção. O C (mesmo sem a 7ª) já é uma preparação para F.
Espero que tenha ficado claro.
Se ainda tiver alguma dúvida é só escrever novamente.
Abraço
Silvio Matheus Azevedo Rocha
Entendi, Professor. Muito obrigado pela atenção! Este curso de funções e progressões harmônicas é extremamente diferenciado. Já tinha visto funções tonais mas não tinha visto uma explicação rica e didática como a do senhor. Inclusive, consegui compor uma música utilizando as 4 primeiras aulas. Muito obrigado!
Allan Sales
Oi Silvio.
Parabéns pela composição!
Fico muito feliz em saber que você está conseguindo evoluir bem com o curso.
Sempre que tiver alguma dúvida é só me escrever.
Abraço
Luiz Gustavo Veiga
Posso deduzir, então, que a dominante secundária é o grau V à partir do próximo acorde, considerando a sequência C - F descrita no vídeo? Caso fosse E - A, o acorde IV/V seria E7?
Allan Sales
Olá Luiz. Sim, a dominante secundário é o V acorde posterior. Escrevemos ao contrário, não é IV/V, mas sim V/IV (lê-se "cinco do quatro"). Se estivermos na tonalidade de Mi Maior (E) e quisermos preparar o quarto grau (A) temos que utilizar o E7 que é a dominante de A. Abraço. Allan Sales - Via Musical
celeste Alves
Bom dia Allan, Realmente agora fiquei entusiasmada com estas aulas de harmonia. Muito boas.
Allan Sales
Legal Celeste, Que bom que você gostou! Abraço Allan Sales - Via Musical
Ademildo
Meu nobre professor Allan Sales, tudo agora clareou para mim. Agora sim entendi as nuances de um desencadeamento numa determinada música. Entendi que no final as famílias harmônicas se compartilham para se harmonizarem.
Allan Sales
Olá Ademildo. Que bom que está começando a entender! Fico muito feliz com isso. Ainda teremos muitas evoluções nesses desenvolvimentos harmônicos. Em breve postaremos mais aulas. Abraço. Allan Sales - Via Musical
Laércio Garcia
De fato fica bastante importante CAMPO HARMONICO DOMINANTE. Obrigado
moises
muito boa essa aula. obrigado pela explicação. contribuiu muito pra mim.
Allan Sales
Olá Moises. Que bom que você gostou dessa aula! Muito obrigado por escrever aqui. Abraço. Allan Sales - Via Musical