Campos Harmônicos Maiores

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Campos Harmônicos Maiores

Chegamos a uma aula muito interessante, que possibilitará ao aluno entender muito melhor a harmonia das músicas que está aprendendo. Campos harmônicos.

Um campo harmônico é uma sequencia de acordes formados pelas notas pertencentes à escala de determinada tonalidade. Em outra palavras. Utilizando apenas as notas de determinada escala montaremos sete acordes, e esses acordes serão utilizados para a construção da harmonia da música.

A ideia inicial é essa: se vamos compor uma música em DÓ MAIOR, utilizaremos apenas notas da escala de DÓ MAIOR para fazer a melodia, e também para construir os acordes que acompanharão essa melodia. Ou seja, só teremos essas notas sendo ouvidas durante a música inteira. Obviamente que essa regra será quebrada diversas vezes, com suas devidas explicações mas, para melhor entendimento, começaremos dessa premissa.

Vamos ao primeiro exemplo. Partiremos da escala de DÓ MAIOR:

DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI

Só poderemos utilizar essas notas para construir nossos acordes, então utilizaremos cada uma delas como fundamental, incluindo a 3ª e a 5ª de cada uma delas para ter a TRÍADE formada.



O nosso primeiro acorde seria esse, formado pelas notas DÓ (fundamente, tirada da escala de DÓ), pela nota MI (terça de DÓ) e pela nota SOL (quinta de DÓ).

Agora que sabemos as notas de nosso primeiro acorde poderemos saber que acorde é esse, utilizando os conhecimentos adquiridos na aula de formação de acordes:

DÓ - MI - TERÇA MAIOR
DÓ - SOL - QUINTA JUSTA

O acorde formado por uma TERÇA MAIOR e por uma QUINTA JUSTA é um acorde MAIOR (se precisa fazer essa revisão veja essa aula: https://www.viamusical.com.br/formacao-de-acordes-triades/)

Temos, portanto, um acorde de DÓ MAIOR, como o primeiro acorde de nosso campo harmônico de DÓ MAIOR.

Vamos construir o segundo acorde, partino da segunda nota da escala de DÓ MAIOR (que é a nota RÉ):

RÉ (ela será a fundamental do próximo acorde)

Agora precisamos montar um acorde sobre essa nota RÉ, vamos descobrir a TERÇA e a QUINTA:

RÉ - Fundamental
FÁ - Terça
LÁ- Quinta

Repare que agora temos um acorde diferente, com a terça menor (FÁ) e a quinta justa (LÁ). Não podemos utilizar a nota FÁ# pois ela não faz parte da escala de DÓ. Teremos, portanto, um acorde de RÉ MENOR (Dm) como segunda nota do campo harmônico de DÓ MAIOR.

Até agora temos o seguinte




Se aplicarmos a mesma regra para todas as outras notas da escala teremos o seguinte:




A regra é simples, para cada nota da escala formaremos uma tríade, utilizando apenas as próprias notas dessa escala.

O campo harmônico de DÓ MAIOR é esse:

C Dm Em F G Am Bº

Em teoria (inicialmente) teremos como base que em uma música cuja tonalidade seja DÓ MAIOR só poderemos utilizar esses acordes. Isso facilitará o entendimento inicial.

Vamos construir o campo harmônico de RÉ MAIOR para que os conceitos sejam gravados com mais firmeza, a escala é essa:

RÉ MI FÁ# SOL LÁ SI DÓ#

Agora montaremos uma tríade para cada uma dessas notas:




Os acordes do campo harmônico de RÉ MAIOR serão:

D Em F#m G A Bm Cº

Agora podemos perceber um padrão na construção os campos harmônicos maiores, vejam que o resultado será sempre esse (os graus da escala serão representados por numerais romanos):

I IIm IIIm IV V VIm VIIª

Se substituirmos as notas da escala no modelo acima teremos o campo harmônico formado por essa mesma escala.

O primeiro grau será maior, o segundo e o terceiro serão menores, o quarto e o quinto serão maiores, o sexto será menor e o sétimo será diminuto.

Agora, com esses conhecimentos, já podemos montar os campos harmônicos das outras tonalidades:

MI MAIOR




FÁ MAIOR





SOL MAIOR





LÁ MAIOR





SI MAIOR




Respostas



MI MAIOR



FÁ MAIOR



SOL MAIOR



LÁ MAIOR



SI MAIOR


SA
SA

Felipe

Professor Allan, as músicas sempre utilizam os acordes dentro do campo harmônico, ou vez ou outra podem ocorrer um acorde que esteja fora do campo harmônico. Abço

03/07/2021 às 12:28:26
SA

Allan Sales

Olá, Felipe.
Obrigado por escrever aqui.
A regra inicial é essa, mas vamos aprendendo a incluir diversas exceções e assim a harmonia pode ir ficando bem mais complexa.
Abraço
Allan Sales - Via Musical

05/07/2021 às 08:29:08
SA

Daniela

No campo harmônico de G pq tem bm?

25/08/2019 às 08:06:40
SA

Allan Sales

Olá Daniela.
Obrigado por escrever.
Se utilizarmos as notas da escala de SOL para forma um acorde sobre a nota B teremos:
Si, Ré, Fá#.
Essas notas formam o acorde Bm.
Abraço
Allan Sales - Via Musical

26/08/2019 às 10:14:43
SA

Luiza Rodrigues

Explique por favor, porque a VIII do campo harmônico pode ser um acorde de preparação!

22/07/2019 às 01:16:33
SA

Allan Sales

Olá Luiza.
Obrigado por escrever.
Acho que você quis dizer VII e não VIII, pois o VIII é a repetição do I.
Se for VII , ele pode ser uma preparação para o I, pois contém a nota sensível que gera uma tensão para o seguirmos para o I. Ele também tem o trítono entre a 7ª Maior da escala com a 4ª justa, o que aumenta ainda mais a tensão para resolvermos no I.
Abraço

22/07/2019 às 13:29:02
SA

Antonio Jorge

Parabéns. Sucesso. Passei a entender campos harmônicos a partir do seu site. Glória a Deus. Jesus ter abençoe grandemente.

24/03/2019 às 12:39:04
SA

Allan Sales

Olá Antonio.
Obrigado por escrever.
Que bom que você gostou dessa aula.
Sempre que tiver alguma dúvida é só me escrever.
Abraço
Allan Sales - Via Musical

25/03/2019 às 10:39:49
SA

Roberto luiz da siva

Boa tarde, Gostaria de agradecer pelo grande conteúdo dessa aula que tirou muitas dúvidas minhas, fico grato.

19/02/2019 às 04:29:40
SA

Allan Sales

Olá Roberto. Nós é que agradecemos pelo seu comentário. Se tiver alguma dúvida é só escrever novamente. Abraço Allan Sales - Via Musical

19/02/2019 às 17:13:06
SA

Jose Baldino

Nao consegui entender, porque na escala de D, aparece f#m e nao o F. A mesma situaçao na escala de F, aparece Bb e nao o C.

30/01/2019 às 11:16:55
SA

Allan Sales

Olá José. Obrigado por escrever. Reveja a aula sobre escalas maiores para entender isso. O 3ª Maior deve estar a uma distância de 2 tons da tônica. No caso do D, se utilizarmos o F teremos apenas 1,5 tons, o que seria uma 3ª menor. Como a escala que queremos e a Maior, temos que utilizar o F#. No caso do Bb na escala de F, temos que ter a distância de 2,5 tons para a 4ª justa. Abraço. Allan Sales - Via Musical

30/01/2019 às 11:43:14
SA

Aroldo da Silva

Parabens pelos conteudos.

21/10/2018 às 12:08:58
SA

Allan Sales

Muito obrigado Aroldo! Abraço. Allan Sales - Via Musical

23/10/2018 às 10:32:14
SA

djtonispau

Como começar com a melodia

23/09/2018 às 03:53:47
SA

Allan Sales

Olá, Obrigado por escrever. Você poderia especificar melhor sua dúvida? Abraço Allan Sales - Via Musical

24/09/2018 às 08:28:50
SA

Hildebrando

Qual a relação entre escola e campo armonico? O campo armonico não é só entre os 3 dedos?

27/08/2018 às 11:45:04
SA

Allan Sales

Olá Hildebrando. Obrigado por escrever. Em nossas aulas do curso de harmonia explicamos bem essa relação. O campo harmônico é formado à partir da escala, e isso é independente do instrumento. Sua referência aos "três dedos" não ficou clara pra mim. Abraço. Allan Sales - Via Musical

28/08/2018 às 09:42:41
SA

Alessandro

Olá eu me chamo Alessandro e eu gostaria que vcs me passe as sequências das menores

10/05/2018 às 01:20:36
SA

Allan Sales

Olá Alessandro. Obrigado por escrever. Esse material está disponível em nosso curso de harmonia. Para ter acesso a todos os nossos cursos faça sua assinatura nesse link: https://www.viamusical.com.br/assinatura Abraço Allan Sales - Via Musical

10/05/2018 às 07:41:02
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