Tudo que você precisa saber para tocar suas primeiras músicas.
A primeira coisa que devemos aprender é como segurar corretamente o violão. Essa tarefa não se restringe à perna escolhida para o apoio, mas também à forma como o braço deve repousar na lateral do violão pra poder fazer os ritmos e dedilhados.
Existem três formas básicas de segurar o violão. A primeira é apoiando na perna direita, essa é a postura que chamamos de "popular". A segunda seria apoiando o violão na perna direita, na postura "clássica" ou "erudita". E uma terceira possibilidade com a perna direita cruzada sobre a esquerda e o violão apoiado na perna direita. Vejam no vídeo abaixo essas a demonstração dessas possibilidades.
Agora temos que aprender os nomes das partes do violão para que possamos nos comunicar melhor.
As principais partes do violão são: Corpo, braço e cabeça.
O corpo abrange a caixa acústica inteira do violão. A parte da frente é chamada de "tampo", e tem uma influência grande sobre a sonoridade do violão. O tampo tem um buraco no meio que chamamos de "boca". A parte lateral é chamado de "faixa" e a parte de trás é chamada de "fundo".
A parte do braço tem subdivisões, chamadas de "casas". Os limites dessas subdivisões são chamados de "trastes". As casas são contadas a partir da 1ª (que fica próxima à cabeça do violão) e vai seguindo até chegar à boca do violão. O braço do violão encontra o corpo na 12ª casa.
A cabeça é a parte responsável pela afinação do violão. Nela encontramos as "tarraxas" onde as cordas ficam presas. Ao girar as tarraxas podemos alterar a afinação das cordas.
As cordas são uma parte importante também. O violão tem seis cordas, que são contadas de baixo para cima.
A primeira corda é a mais aguda (a mais fina) e deve ser afinada com a nota Mi.
A segunda corda corda deve ser afinada com a nota Si.
A terceira corda corda deve ser afinada com a nota Sol.
A quarta corda corda deve ser afinada com a nota Ré.
A quinta corda corda deve ser afinada com a nota Lá.
A sexta corda é a mais grave (a mais grossa) e deve ser afinada com a nota Mi.
Assista ao vídeo abaixo para ver cada uma das partes do violão e entender melhor o que foi explicado anteriormente.
Para conseguir fazer os acordes com a mão esquerda precisamos aprender a nomenclatura utilizada para os dedos.
Dedo 1 - Indicador
Dedo 2 - Médio
Dedo 3 - Anelar
Dedo 4 - Mínimo
O polegar é utilizado para apoio na parte de trás do braço do violão.
Nos vídeos abaixo você aprenderá a fazer os três primeiros acordes necessários para tocar suas primeiras músicas. São eles:
Lá Maior:
Dedo 1, Casa 2, Corda 4
Dedo 2, Casa 2, Corda 3
Dedo 3, Casa 2, Corda 2
Mi Maior:
Dedo 1, Casa 1, Corda 3
Dedo 2, Casa 2, Corda 5
Dedo 3, Casa 2, Corda 4
Ré Maior:
Dedo 1, Casa 2, Corda 3
Dedo 2, Casa 2, Corda 1
Dedo 3, Casa 3, Corda 2
Também devemos aprender o códigos (cifras) utilizados para denominar os acordes.
O acorde de Lá Maior é chamado de A, o acorde de Mi Maior é chamado de E, o acorde de Ré Maior é chamado de D.
A lista completa é essa:
Acorde | Cifra |
---|---|
Dó Maior | C |
Ré Maior | D |
Mi Maior | E |
Fá Maior | F |
Sol Maior | G |
Lá Maior | A |
Si Maior | B |
Já sabemos fazer os acordes, agora precisamos aprender a ler as cifras para conseguir fazer a troca de acorde no momento correto da música.
A regra é bem simples. Na música cifrada escrevemos o acorde que deve ser feito exatemente sobre a sílaba que estamos cantando naquele momento, por exemplo.
A
Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mEo
Aqui na minha mão
O trecho acima diz que devemos começar a tocar a música no acorde de A (Lá Maior), e devemos mantê-lo até a palavra "mão", onde devemos trocar para o acorde E.
Agora chegou a hora de praticar pra valer!
No vídeo abaixo fazemos um grande resumo de tudo que ensinamos até aqui e apresentamos o primeiro ritmo no violão.
O ritmo é a marcha, que consiste em uma batida com o polegar na corda do baixo (ou bordão) do acorde e uma puxada pra cima com o dedo indicador. Essa puxada pra cima deve pegar as três primeiras cordas do violão.
Sobre o conceito de baixo (ou bordão) que acabamos de citar, veja os vídeos sobre os acordes na seção acima. Em resumo, cada acorde tem uma corda específica que deve ser a mais grave, e essa corda deve ser tocada com o polegar no ritmo de marcha. Se o acorde for o Lá Maior, por exemplo, o baixo será na 5ª corda. Mas se o acorde for o Mi Maior o baixo será na 6ª corda.
Essa aula é apenas o início de nosso curso completo no site Via Musical. Você pode aprender muito mais fazendo nosso curso completo, que tem mais de 1.000 aulas e oferece suporte completo aos alunos.
Tenho mais de 20 anos de experiência dando aulas de violão. Quero te convidar para conhecer o Via Musical, nossa plataforma de ensino online, que tem mais de 1.000 aulas de violão e suporte completo pra você!